ATLÉTICO

Gilberto Silva relembra pré-contrato com Cruzeiro antes de defender Atlético

Ex-volante e zagueiro do Galo conta como quase foi parar no maior rival após se destacar no América

Compartilhe
google-news-logo

Um dos grandes jogadores na história do Atlético, Gilberto Silva quase foi parar no Cruzeiro. O ex-volante relembrou essa história no GaloCast, publicado nesta segunda-feira (10/11).

Gilberto Silva foi revelado pelo América e se destacou pelo clube entre 1997 e 1999. No fim daquele ano, o então jovem de 23 anos despertou o interesse dos dois maiores rivais do Coelho.

O primeiro a entrar em contato com o atleta foi a Raposa, que chegou a assinar um pré-contrato durante a negociação. No entanto, a história reservava um capítulo mais longo do que parecia. 

“Na época, quando eu vim para o Atlético, acabou que o Cruzeiro também entrou na disputa e gerou uma confusão. Antes mesmo de saber da condição do Atlético, que tinha interesse em mim, eu tinha um empresário na época que me falou sobre o Cruzeiro, e cheguei a assinar um pré-contrato na época”, explicou Gilberto Silva.

“Até que um dia, quando as coisas estouraram, o presidente do América me chamou na sede, eu tinha ido para Lagoa da Prata (cidade mineira que fica a 314km de Belo Horizonte). O negócio ficou tão confuso na época, a notícia começou a pegar, meu contrato estava para vencer com o América. E a coisa ficou tão confusa que me assustou muito, por ainda ser jovem, não estar acostumado, sempre gostei da vida discreta”, relembrou.

Bastidores das negociações

Em meio à indecisão, Gilberto Silva foi chamado por Marcus Salum, diretor do América, para comparecer à sede do clube. Quando chegou lá, o então meio-campista se deparou com Alexandre Kalil, primo do dirigente e presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, mas que também participava das negociações.

“Quando deu aquela confusão toda saiu na imprensa e fui para Lagoa da Prata, dei uma sumida. Um dia o Salum me ligou e falou: ‘preciso que você venha na sede’. E eu: ‘e agora? Os caras vão me xingar que eu sumi’”, conta Gilberto.

“Quando eu chego na sede está o Salum, o diretor de futebol, o Caio, irmão do Salum, e o Alexandre Kalil. Tivemos uma conversa, ele falou que o Atlético gostaria de contar comigo. Teve um momento especial dentro da conversa – não vou entrar em detalhes. Mas naquele momento foi importante para eu mudar toda minha forma de pensar, porque até então o que eu tinha de informação foi a conversa com o Salum”, explicou.

Apesar de não revelar como foi a conversa com o Kalil no GaloCast, Gilberto Silva já tinha contado bastidores dessa situação em novembro de 2022, ao PodPah.

“O Kalil fala assim: ‘Se você não jogar no Atlético, eu vou acabar com a sua vida. Você não vai jogar a lugar algum’. Pensei: ‘Esse cara é doido’. Depois daquela pressão toda da sala fechada, assinei contrato com o Atlético”, disse o ex-jogador, na época.

Gilberto Silva vestido com a camisa cinza com a logo da Fifa - (foto: Reprodução de vídeo)
Gilberto Silva, ex-jogador de Atlético, Arsenal e Seleção Brasileira(foto: Reprodução de vídeo)

Gilberto Silva trilhou carreira de sucesso

Gilberto Silva deixou o América após 87 jogos e a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 1997. A trajetória no Atlético o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira que conquistaria a Copa do Mundo de 2002.

Ele deixou o alvinegro assim que retornou do Mundial, rumo ao Arsenal. Na Inglaterra, ajudou o time a conquistar a Premier League de forma invicta e se tornou ídolo do clube.

Depois, ainda passou por Panathinaikos e Grêmio antes de retornar ao Galo, em 2013 – ano em que participou da conquista da Copa Libertadores.

Compartilhe
google-news-logo