ESPORTE NA MÍDIA

Jornalista demitido pela ESPN assina contrato com a Globo

Jornalista está de volta à Globo, onde trabalhou por cerca de duas décadas; estreia está programada para janeiro de 2026

Compartilhe

Gabriel Vaquer – Três meses após ser demitido da ESPN, onde estava desde 2018, o apresentador Abel Neto acertou seu retorno para a Globo. A partir de janeiro de 2026, ele será comentarista de programas do SporTV, o canal esportivo da empresa da família Marinho na TV paga.

A coluna apurou que Abel atuará em diversas atrações, mas participará com mais frequência do “Fechamento SporTV”, apresentado por André Rizek e o ex-jogador Denílson de Oliveira nas noites de domingo.

Procurada pela coluna, a Globo e Abel Neto confirmaram a informação. Abel diz estar feliz com a sua volta e comentou ter muita expectativa para encontrar antigos colegas.

É legal demais reencontrar pessoas com quem eu já trabalhei, conhecer e estar ao lado de novos profissionais, tanta gente boa que tem na Globo e no SporTV. Estou super feliz, ansioso para começar e empolgado para mergulhar nesse novo desafio, na minha antiga nova casa”, celebra.

“É sempre bom termos desafios na nossa carreira, na nossa vida, e eu encaro como um desafio super interessante retornar, começar uma nova história e agora uma nova função, de comentarista. Eu fiz minha história na Globo como repórter e como apresentador na maior parte do tempo. Espero, agora, corresponder à expectativa como comentarista. Vou trabalhar muito para isso”, promete Abel Neto.

Carreira de Abel Neto

Abel começou a carreira em 1997 no jornal Lance, então recém-lançado. Em Santos, litoral de São Paulo, foi repórter na TV Tribuna, afiliada da Globo, cobrindo o time local para o “Globo Esporte”. Foi quando começou a se projetar na mídia esportiva.

Ficou na Baixada Santista até julho de 2000, quando se mudou para São Paulo. Na Globo, foi setorista de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa e cobriu a Copa do Mundo de 2006.

A partir de 2012, passou a ser apresentador eventual da edição paulista do “Globo Esporte”, em substituição a Tiago Leifert. Entre 2013 e 2018, comandou o quadro de esportes no “Bom Dia São Paulo”, além de eventualmente estar à frente do “Seleção SporTV”. Também comandou o programa “Espaço Aberto Esporte”, na GloboNews.

Em 2018, Abel saiu da Globo para o Fox Sports (2012-2024), onde foi um dos seus principais nomes. Ele ficou na Disney após a fusão da ESPN com a Fox em 2020. Por lá, comandou o “Tarde Redonda”, “Linha de Passe” e estava no “Futebol 360”, exibido nas manhãs da emissora, desde 2022.

Em agosto, foi demitido pela Disney, que decidiu apostar em uma programação mais jovem, com a estreia de programas como o “Puxeta”. A audiência sem ele, porém, não tem sido boa e está abaixo das expectativas da direção da ESPN.

Compartilhe
Sair da versão mobile