Atlético ou Cruzeiro: qual dos arquirrivais mineiros tem torcida maior? Nesta sexta-feira (14/11), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou dados de pesquisa que encomendou à Nexus – entre eles, o ranking de torcidas do país.
A Nexus entrevistou 2.006 brasileiros de todos os estados, com idade a partir dos 16 anos, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, com nível de confiabilidade de 95%.
O resultado abrange somente pessoas que declaram torcer para algum time do Brasil – grupo representado por 78% dos que foram entrevistados. Neste cenário, o Flamengo segue sendo apontado como dono da maior torcida do país, com 26% da preferência nacional.
O segundo colocado do ranking é o Corinthians, com 19%. Quem fecha este “pódio” é o São Paulo, que tem 9% da preferência do Brasil, segundo a pesquisa da Nexus.
As torcidas de Atlético e Cruzeiro
O levantamento coloca o Cruzeiro como dono da sétima maior torcida do Brasil, com 4%. O Atlético aparece logo atrás, na oitava posição, com 3%.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em agosto, a população do Brasil alcançou a marca de 213,4 milhões. Se 78% dos habitantes torce por algum time de futebol, aproximadamente 166,4 milhões estão envolvidos com o esporte em alguma medida.
Tomando como base os números da pesquisa Nexus e CBF, os cálculos revelam que a torcida da Raposa deve ter cerca de 6,6 milhões de pessoas no país. Enquanto isso, a do Galo teria aproximadamente 4,9 milhões.
As maiores torcidas do Brasil segundo pesquisa da CBF
- Flamengo: 26%
- Corinthians: 19%
- São Paulo: 9%
- Palmeiras: 7%
- Vasco da Gama: 5%
- Internacional: 4%
- Cruzeiro: 4%
- Atlético: 3%
- Grêmio: 3%
- Santos: 3%
- Botafogo: 2%
- Bahia: 2%
- Fluminense: 2%
- Outros times: 11%
Leia mais notícias de Atlético e Cruzeiro em No Ataque!