País que sofre com as consequências da guerra contra a Rússia, a Ucrânia, ainda encontra motivos de alegria no esporte. A nação europeia conquistou uma vitória importante neste domingo (16/11) e segue viva na luta para voltar à Copa do Mundo após 20 anos.
Em jogo emocionante, a Ucrânia venceu a Islândia por 2 a 0, no Estádio Wojska Polskiego, na Polônia — as partidas não são realizadas em solo ucraniano por motivos de segurança. A emoção ficou para o final: os gols da vitória foram marcados nos minutos derradeiros por Zubkov e Gutsuliak.
Guerra e futebol
A situação na Ucrânia é dramática. O conflito bélico contra a Rússia perdura desde 2014 e já vitimou cerca de 2 milhões de pessoas, segundo estimativas da imprensa internacional – os dois países não divulgam dados oficiais de mortos. Aproximadamente 30% do território ucraniano chegou a ser zona de guerra. Em meio a esse cenário triste, o feito da seleção nacional talvez ajude a amenizar por um breve tempo a situação dos ucranianos fanáticos por futebol.
Classificação para repescagem da Copa
Com o resultado, a Ucrânia chegou aos 10 pontos, ultrapassou a Islândia (7) e garantiu vaga na repescagem para a Copa do Mundo de 2026. A França liderou o Grupo D, com 16 pontos, e garantiu a classificação direta para o Mundial do México, do Canadá e dos Estados Unidos.
A Ucrânia participou de apenas uma Copa do Mundo em sua história, em 2006, na Alemanha. Na ocasião, a seleção chegou às quartas de final, mas foi eliminada pela Itália, que viria a ser a campeã do torneio. Naquele Mundial, a Ucrânia contava com seu maior ídolo: o atacante Andriy Shevchenko, lenda do Milan.
Classificação do Grupo D
- França: 16 pontos (5 vitórias e 1 empate) – Classificada para a Copa do Mundo
- Ucrânia: 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) – Classificada para a repescagem
- Islândia: 7 pontos (2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) – Eliminada
- Azerbaijão: 1 ponto (1 empate e 5 derrotas) – Eliminada