Autor de um gol, o atacante Deyverson foi o nome da vitória do Fortaleza sobre o Bahia por 3 a 2, nessa quinta-feira (20/11), na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Na comemoração, ele chamou atenção ao imitar um peixe, gerando suspeitas de provocação ao Tricolor de Aço.
A celebração viralizou rapidamente nas redes sociais, reacendendo a rivalidade baiana.
O gesto de Deyverson foi associado ao apelido pejorativo “sardinha”, utilizado por torcedores do Vitória para provocar o Bahia. A origem do termo remonta a 2011, quando o técnico Joel Santana, na época no Bahia, disse que esperava “peixes maiores, não sardinhas”, em referência à contratação de jogadores de pouco impacto.
Um vídeo da comemoração foi postado por um torcedor do Vitória e gerou vários comentários: “Ele é muito rubro-negro kkkkkkkkk As sardinhas foram à loucura”, disparou um torcedor do Leão da Barra.
Deyverson fez gol e imitou um peixe🐟
Ele é muito rubro negro kkkkkkkkk
As sardinhas foram a loucura. pic.twitter.com/SUg6jeFXp1— Vitóriasulamericano🦁 (@Ecvsulamericano) November 20, 2025
Um torcedor do Bahia, apesar da irritação, reconheceu: “Como torcedor, fiquei puto. Futebolisticamente falando, foi muito foda, esse cara é um personagem histórico”.
Outro internauta aproveitou a polêmica para provocar os envolvidos na briga contra o rebaixamento: “Dois times (Fortaleza e Vitória) que vão para Segunda Divisão querendo zoar um que vai para a Libertadores (risos)”.
A comemoração garantiu a Deyverson mais um capítulo de polêmica e folclore no seu vasto currículo.