Vanderlei Luxemburgo anunciou aposentadoria como técnico de futebol nessa segunda-feira (24/11). Consagrado no futebol brasileiro e mundial, aos 73 anos, mencionou que não há possibilidade de retornar à beira do gramado.
A declaração dele ocorreu no programa “Galvão e Amigos”, transmitido na TV Bandeirantes. “Eu não quero mais ser técnico. Nunca falei isso para ninguém. Hoje eu estou falando no programa mesmo. Eu larguei a carreira de técnico e não quero mais”, declarou.
“Para voltar ao futebol, teria que ser como sempre fiz. Não quero mais como está acontecendo, ficando inferior ao diretor executivo. O diretor vai mandar em mim. O técnico deixou de ser o ‘head coach’. Então deixei de ser técnico”, pontuou.
Carreira de Luxemburgo
Luxemburgo teve passagens relevantes em clubes da elite nacional e internacional. A última vez em que atuou como técnico foi no Corinthians, em 2023. No Timão, participou de 38 jogos, com 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas — 48% de aproveitamento no total.
Na carreira, passou por Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético, Grêmio, Sport e Cruzeiro. Com a Raposa, teve destaque quando comandou a equipe na conquista da Tríplice Coroa de 2003; ganhou Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Já pelo Atlético o comandante teve uma passagem curta em 2010, esteve em 53 jogos, com 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas. No Galo, comandou estrelas como Marques, Diego Tardelli, Ricardinho, Obina, Daniel Carvalho e Fábio Costa.
Luxemburgo também passou pelo gigante europeu, Real Madrid, em 2004. Esteva à frente da equipe que contava com Ronaldo, Zidane, Roberto Carlos, Beckham, Figo, Raúl, Casillas e Sergio Ramos.