Futebol Sul-Americano

Libertadores e Sul-Americana: presidente da Conmebol comenta possibilidade de finais em dois jogos

Finais de Libertadores e Sul-Americana são disputadas em jogo único desde 2019; presidente da Conmebol explica motivo

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afastou a possibilidade de as Copas Libertadores e Sul-Americana voltarem a ter dois jogos nas finais. Em resposta a um torcedor no Instagram, o dirigente paraguaio considerou que o atual formato atual das competições, com decisão de título em partida única, é o cenário mais justo para as equipes.

“O que vimos e estudamos é que, nos últimos dez anos em que foi disputado dessa forma, em sete ocasiões a equipe que jogou em casa na segunda partida foi campeã. Achamos mais justo decidir tudo em uma única partida”, iniciou Domínguez.

“São 90 minutos. Se não for decidido em 90 minutos, acrescentam-se 30 minutos. Se ainda assim não for decidido, vai para os pênaltis. É tudo ou nada em uma final de partida única. Não há segundas chances”, explicou.

Última final da Libertadores em dois jogos

A última final da Copa Libertadores disputada em dois jogos foi a de 2018, entre os arquirrivais River Plate e Boca Juniors.

O jogo de ida, na Bombonera, terminou empatado por 2 a 2. A volta, que seria no Monunental de Núñez, foi transferida para o Santiago Bernabéu, em Madri. O River venceu por 3 a 1 e conquistou a Libertadores pela quarta e última vez.

Última final da Sul-Americana em dois jogos

No mesmo ano, a Sul-Americana também teve a última final no formato de ida e volta.

O Athletico-PR decidiu em casa bateu o Junior Barranquilla-COL nos pênaltis, depois de empates por 1 a 1 nos dois jogos, e faturou o primeiro dos dois títulos que tem do torneio.

A partir de 2019, a Conmebol seguiu o modelo da Uefa – Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência -, e as finais de Libertadores e Sul-Americana passaram a ser decididas em campo neutro.

Finais da Libertadores e Sul-Americana em 2025

Neste ano, o Lanús venceu o Atlético e conquistou a Sul-Americana no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Já a final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, será disputada neste sábado (29/11), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Monumental, em Lima, no Peru.

Compartilhe
Sair da versão mobile