A Seleção Italiana teve o meia-atacante Samuele Inácio como o principal destaque na campanha histórica na Copa do Mundo Sub-17, disputada em Doha, no Catar.
Nesta quinta-feira (27/11), a Azurra bateu o Brasil nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal, e ficou com a medalha de bronze – a melhor posição do país no Mundial da categoria.
Fora da disputa pelo terceiro lugar, Samuele terminou o Mundial Sub-17 como artilheiro da Itália, com quatro gols em sete jogos.
O camisa 10 italiano não enfrentou a Seleção Brasileira devido à suspensão. Na semifinal, o jovem de 17 anos foi expulso na derrota por 2 a 0 para a Áustria, a única da Itália na competição.
Samuele é filho de brasileiro
Nascido em Bergamo, na Itália, em 2008, Samuele também tem nacionalidade brasileira.
O Brasil é o país natal do pai de Samuele, o ex-jogador Inácio Piá. A mãe dele é a italiana Silvia, também natural de Bergamo.
Piá nunca jogou no futebol brasileiro e fez quase a totalidade da carreira em clubes italianos – só teve um empréstimo ao Larissa, da Grécia, no período.
Aposentado dos gramados desde 2017, o ex-jogador de 43 anos defendeu times tradicionais como Atalanta, Napoli e Torino na Itália.
Trajetória de Samuele Inácio
Assim como o pais, Samuele Inácio foi revelado nas categorias de base da Atalanta, em Bergamo. Em 2024, o garoto se transferiu para o Borussia Dortmund, onde atualmente atua no time sub-19.
No Mundial de Clubes deste ano, Samuele integrou o elenco da equipe alemã, mas não teve oportunidade de entrar em campo. Ele ainda não estreou pelo time profissional do Dortmund.
Campanha da Itália no Mundial Sub-17
Fase de Grupos
- Itália 1 x 0 Catar
- Bolívia 0 x 4 Itália
- Itália 3 x 1 África do Sul
Playoffs
- Itália 2 x 0 Tchéquia
Oitavas de final
- Itália 3 x 2 Uzbequistão
Quartas de final
- Itália 1 x 0 Burkina Faso
Semifinal
- Áustria 2 x 0 Itália
Disputa pelo terceiro lugar
- Brasil 0 x 0 Itália – Itália venceu nos pênaltis por 4 a 2