O Yuracan Futebol Clube oficializou nesse domingo (30/11) o início de um novo ciclo. A celebração marcou o retorno do Ganchão ao futebol profissional. Realizado em Itajubá, na Região Sul de Minas Geral, o evento reuniu ex-jogadores com passagens por Cruzeiro, Atlético, Seleção Brasileira e outros clubes ao redor do mundo.
Entre os presentes, Leandro (Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Atlético), Somália (Fluminense, Botafogo, Grêmio, Feyenoord), Walter Minhoca (Cruzeiro, Flamengo, Ipatinga), Da Silva (Campeão da Libertadores pelo Cruzeiro e ex-Juventude) e Evanilson (Seleção Brasileira, Borussia Dortmund, Cruzeiro, Atlético).
A programação incluiu partidas de futebol comemorativas, show de pagode ao vivo, churrasco, resenha com os atletas e até massagem para os participantes. Um clima de reencontro, pertencimento e celebração no Estádio Coronel Bello Lisboa, simbolizando o recomeço do clube.
Durante o evento, Amauri Graciani, vice-presidente do Yuracan associação, reforçou a importância histórica deste momento para a cidade: “O Yuracan sempre foi parte da identidade de Itajubá. Ver o clube renascer com responsabilidade, planejamento e uma visão moderna é motivo de orgulho para todos nós. Este evento mostra que a cidade está pronta para abraçar esse novo capítulo”.
Vitor Colares, da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Yuracan, destacou o caráter inovador da proposta: “Somos a primeira SAF Startup do Brasil, um modelo que nasce orientado ao desenvolvimento de novas tecnologias, de novos processos e de soluções aplicadas ao futebol. A parceria com a Unifei é essencial nesse processo, vamos transformar Itajubá no maior polo de inovação esportiva do país, e este evento é só o início de uma caminhada muito maior”.
A história do Yuracan
Fundado em 1934, o clube do Sul de Minas teve João Ramos do Nascimento, o Dondinho (1917-1996), pai de Pelé, em 1938. Também contou com talentos como Diego Costa, atacante de Atlético de Madrid, Chelsea e Seleção Espanhola, e Élder Granja, ex-lateral-direito de Internacional, Palmeiras e Atlético.
O Yuracan não participa de competições no futebol profissional desde 2005, mas já tem retorno marcado: em 2026, o clube disputará a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.
- Leia mais sobre a transformação do Yuracan em SAF: Clube mineiro pelo qual jogou pai de Pelé vira SAF e terá investimento milionário