A Asociación Atlética Estudiantes, da cidade de Río Cuarto, na província de Córdoba, sagrou-se campeã da Primeira Nacional – a Série B do Campeonato Argentino – e celebrou o acesso de forma inusitada, com um churrasco dentro do próprio campo.
O Estudiantes conquistou o título ao empatar por 1 a 1 com o Deportivo Madryn, da Patagônia, no último domingo (30/11). Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o placar foi suficiente para garantir a promoção.
Escândalo e confusão na Série B da Argentina
A partida decisiva foi classificada como “escandalosa” pelo canal TyC Sports. O jogo foi encerrado minutos antes do tempo regulamentar devido a atos de violência e invasão.
“Poucos minutos antes do final do encontro, vários torcedores se penduraram no alambrado, do lado do campo de jogo, e atiraram projéteis na direção dos jogadores do time visitante, os quais tiveram que correr para o túnel para se proteger”, relatou a TyC Sports.
Os torcedores ignoraram os pedidos da polícia, o que levou o árbitro Facundo Tello a dar o jogo por encerrado, decretando o acesso da equipe de Córdoba.
Devido à invasão e aos objetos atirados, os jogadores do Estudiantes sequer puderam comemorar no gramado. Assim que o árbitro apitou, correram para o túnel para se proteger.
A festa em Río Cuarto, na Argentina
Después del ascenso, tras los festejos en el estadio, el plantel de Estudiantes de Río Cuarto hizo un asadazo en medio del campo de juego.
— Bolavip Argentina (@BolavipAr) December 3, 2025
Fútbol argentino, único en el mundo 😎 pic.twitter.com/rnNHZdh26G
Após a confusão no jogo final, a equipe retornou a Río Cuarto para fazer a festa com a torcida. O estádio foi tomado por bandeiras, faixas e panos celestes.
A celebração contou com o ritmo da Banda XXI, grupo musical da região. O ápice da festa foi a comemoração dos jogadores, que incluíram um churrasco realizado diretamente no campo de jogo.