FUTEBOL

Mais de 100 refugiados e imigrantes que vivem em BH disputam Copa de futebol na PUC

BH receberá, pelo segundo ano, projeto que busca propagar a integração de refugiados e imigrantes e combater a xenofobia

Compartilhe
google-news-logo

Belo Horizonte recebe neste fim de semana um evento cheio de significado e representação. A Copa dos Refugiados e Imigrantes 2025, organizada pela ONG La Casa Común del Pan e a Instituição Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG), promete agitar o Complexo Esportivo da PUC Minas. Será a segunda edição, em Belo Horizonte – a primeira em 2022 -, do torneio, que tem como intuito promover inclusão e mobilização de migrantes da região. 

Lançado em 2014 e realizado em diversas cidades do país, o projeto ganhou visibilidade como evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como segunda casa. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (5/12), às 18h, no Teatro João Paulo II, da PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 500, Bairro Coração Eucarístico). Nele, as seleções serão apresentadas e o calendário dos jogos, sorteado. 

“Consideramos a realização da Copa como um importante passo na mobilização da população refugiada e migrante em Belo Horizonte e região metropolitana. Teremos a oportunidade de promover uma discussão sobre a nossa realidade de deslocamento, assim como os desafios de integração local”

Yolis Lyon, liderança indígena da etnia Warao e articuladora do projeto

Copa dos Refugiados e Imigrantes de 2025, em Belo Horizonte (foto: Divulgação/Copa dos Refugiados e Imigrantes)

Importância da Copa dos Refugiados e Imigrantes

De acordo com o boletim da migração no Brasil, realizado pela Secretaria Nacional da Justiça, o país conta com 1.888.357 registros ativos. Em 2025 foram 271.484, e só no mês de outubro deste ano totalizaram 29.373. 

Esses números revelam a importância e necessidade de eventos como a Copa de Refugiados e Imigrantes. Ação que reflete diretamente na vida daqueles que por motivos maiores são forçados a deixar seus países de origem.

“Para mim, a Copa dos Refugiados aqui em BH é muito mais do que um evento esportivo, é um gesto de resistência, acolhimento e união. Representa a força das pessoas refugiadas, que apesar de todas as adversidades segue sonhando, jogando e construindo pontes entre culturas”

Yolis Lyon, defensora de direitos humanos, idealizadora da Copa dos Refugiados em Belo Horizonte e Presidenta da ONG Lá casa Comun del Pan

“É um espaço onde o futebol se torna uma linguagem universal, celebrando as nossas  diversidades e promovendo a inclusão de todos. É uma oportunidade de mostrar que juntos podemos transformar desafios em esperança”

Yolis Lyon em entrevista ao No Ataque

Estreante na Copa dos Refugiados e Imigrantes de 2025

Nesta edição, a Copa contará com cinco nações: Bolívia, Haiti, Peru e Venezuela, que estiveram em 2022, além da Seleção Colombiana, novidade para 2025.

Vale destacar que a competição conta apenas com a modalidade de futebol de campo masculina. Os jogos serão no sábado (6/12), das 8h às 17h, e no domingo (7/12), das 8h às 14h. Haverá premiação simbólica de taça e medalhas.

Idealizado a partir do tema “Acolha a imigração: refúgio e migração são direitos humanos”, o evento contará com cerca de 140 atletas de diversas nacionalidades. Também haverá apresentações culturais e culinárias de diferentes países, além de artesanato.

O projeto sócio-esportivo é gratuito e já está sendo realizado em sete capitais brasileiras, envolvendo 54 seleções e mais de 1.100 jogadores com média de idade entre 16 e 50 anos.

Para a edição 2025 de Belo Horizonte, a iniciativa conta com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com o empréstimo do complexo esportivo da PUC Minas – como ocorreu em 2022.

Edição da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022 em BH

A edição da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022 de BH foi realizada por meio de doações, uma vez que não contou com patrocinadores. Naquele ano, a Seleção Boliviana foi a vencedora, e o venezuelano José Gregório Amundaray Rodríguez, de 19 anos, foi eleito o melhor jogador.

Em 2022, o projeto se fez presente em mais seis cidades brasileiras: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF). 

Em 2023 e 2024 a capital mineira não recebeu o projeto por falta de verba. 

Copa dos Refugiados e Imigrantes de 2022, em Belo Horizonte (foto:Divulgação/Copa dos Refugiados e Imigrantes)

Sobre a Copa dos Refugiados e Imigrantes 2025 em BH

  • Cerimônia de Abertura: 5 de dezembro, às 18h no Teatro João Paulo II da PUC Minas – Rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico
  • Jogos: Sábado (6/12), das 8h às 17h, e domingo (7/12), das 8h às 14h
  • Local: Complexo Esportivo da PUC Minas
Compartilhe
google-news-logo