Técnico revelação do Campeonato Brasileiro, Rafael Guanaes exaltou a influência de Pep Guardiola no trabalho à frente do Mirassol. O treinador de 44 anos levou o time do interior paulista à fase de grupos da Copa Libertadores de 2026 com a quarta colocação da Série A deste ano.
Em entrevista à ESPN Brasil, Guanaes relembrou o acesso pelo Tombense da Série C para a Série B em 2021 para exemplificar, com bom humor, a diferença com o ‘mestre’ Guardiola, atual comandante do Manchester City.
“Sempre gostei muito do jogo, de assistir futebol. Leio muito, mas o vídeo é assimilador. Eu comecei a ver as fontes que eu ia beber para criar meu jogo”, iniciou.
“Assistia muito ao Barcelona do Guardiola jogar, foi uma boa referência. Mas eu queria ver o Guardiola subir o Tombense da Série C para B, igual eu fiz. Pegando viagem de 7h até o Rio de Janeiro…”, brincou.
“Ele é bom naquilo, é outra cultura, mas é diferente. A gente precisa dar valor para o treinador brasileiro. É uma discussão que a competência vai nortear. Gosto de chamar meu jogo de jogo funcional”, concluiu Guanaes, que teve o contrato renovado pelo Mirassol para a temporada 2026.