Ex-volante de Cruzeiro e América, Leandro Guerreiro vai participar do 1º Congresso Mineiro de Escolas de Futebol, evento que marca o lançamento oficial da União das Escolas de Futebol de Minas Gerais (UEFMG). O encontro será neste sábado (13/12), na Associação Médica de Minas Gerais e vai reunir gestores e treinadores para debater a profissionalização da formação de atletas no estado.
O objetivo do congresso é unir as escolas de base — responsáveis pela revelação da maioria dos talentos do futebol — a fim de oferecer suporte jurídico, contábil e uma plataforma inédita para registro e proteção da origem dos atletas.
Leandro Guerreiro, que tem uma escolinha de futebol, vai participar do congresso como espectador. A programação técnica traz autoridades na captação e gestão de talentos. Entre os palestrantes confirmados estão:
- André Veloso (Coordenador de Captação do Clube Atlético Mineiro)
- Eduardo Cardoso (Coordenador de Captação do América Mineiro)
- Deis Emília Chaves Jardim (CEO do Nova Venécia Futebol Clube)
- Alessandro Nunes (Ex-jogador e Coordenador Técnico)
- Sérgio Borges (Serginho) (Ex-atleta profissional e Licença B – CBF Academy)
- Eduardo Madeira (Locutor da 98FM)
De acordo com Flaviano Lourenço, presidente da UEFMG, a entidade nasce para dar voz institucional a quem forma cidadãos e jogadores. “Muitas escolas revelam talentos, mas enfrentam falta de visibilidade e gestão profissional. A UEFMG nasce para que essas instituições não caminhem mais sozinhas”, afirmou.
A UEFMG já conta com a adesão de escolas tradicionais de BH, como Sinteticbool, Arena Pampulha, Comercial e Meritus.
Os ingressos para o congresso podem ser adquiridos pelo site, por R$ 180.
Leandro Guerreiro
Guerreiro jogou no América entre 2014 e 2016. Durante a passagem de três anos pelo CT Lanna Drummond, foram 147 partidas, um gol marcado e três assistências.
Leandro Guerreiro jogou no Cruzeiro de 2011 a 2013, disputou 119 jogos, marcou 4 gols e conquistou dois títulos: o Campeonato Mineiro de 2011 e o Campeonato Brasileiro de 2013, sendo lembrado pela raça, um gol na histórica goleada de 6 a 1 sobre o rival, Atlético.