O Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (7/12). O Flamengo, de Arrascaeta, saiu campeão, enquanto o Cruzeiro, de Kaio Jorge, foi o terceiro colocado. O Vasco, de Pablo Vegetti, ficou na 14ª posição.
Em que pese o fim do Brasileiro, os três jogadores supracitados têm algo em comum: seguem firmes na briga pela artilharia do futebol brasileiro neste ano.
Como está a artilharia do Brasil?
Vegetti e Kaio Jorge lideram a contagem, com 26 gols cada em 2025. O que difere os atletas é a quantidade de partidas para o atingimento da marca: o argentino disputou 61 jogos, enquanto o brasileiro entrou em campo 45 vezes (sem considerar amistosos).
Vivendo a temporada mais artilheira no Flamengo – 23 gols em 58 jogos – Arrascaeta é o terceiro no ranking de goleadores do futebol brasileiro.
Intercontinental e Copa do Brasil: oportunidades de inflar os números
Os três atletas terão chances de balançar as redes antes do fim de 2025. Kaio Jorge e Vegetti representam Cruzeiro e Vasco na semifinal da Copa do Brasil contra Corinthians e Fluminense e podem duelar em uma eventual decisão. Já Arrascaeta está com o Flamengo na Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.
Como ficou a artilharia no Brasileirão?
No Brasileirão, Kaio Jorge levou a melhor. O camisa 19 “fez o K” em 21 oportunidades e se tornou o segundo jogador do Cruzeiro na história a ser artilheiro do certame nacional.
Arrasca fez 18 gols e foi o segundo colocado, enquanto Vegetti, com 14, correu por fora na disputa.
Artilharia do Brasileirão
- 1) Kaio Jorge, com 21 gols (Cruzeiro)
- 2) De Arrascaeta, com 18 gols (Flamengo)
- 3) Vitor Roque, com 16 gols (Palmeiras)
- 4) Rayan Rocha, com 14 gols (Vasco)
- 4) Pablo Vegetti, com 14 gols (Vasco)
Como os ‘líderes’ chegaram ao topo na temporada?
Vegetti (26 gols em 61 jogos)
Vegetti abriu vantagem após performar bem em diversas competições.
Além dos 14 gols na Série A e de um na Copa do Brasil, o argentino do Vasco marcou seis no Campeonato Carioca e cinco na Copa Sul-Americana.
Contudo, a reta final de ano não tem sido boa para Vegetti. O argentino contabilizou apenas dois gols nos últimos 17 jogos e perdeu a titularidade para o jovem Rayan, de 19 anos, que vive grande fase e também chegou a 14 gols no Brasileirão.
Kaio Jorge (26 gols em 45 jogos)
O início da temporada de Kaio não foi goleador em razão de uma lesão muscular na coxa direita. Ele jogou apenas duas partidas no estadual, contexto que impactou suas estatísticas na temporada.
KJ passou em branco no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana. Do início do Brasileirão em diante, o atacante deslanchou: 26 gols e 44 jogos pelo Cruzeiro, uma partida pela Seleção Brasileira, artilharia da Série A e protagonismo nos bons resultados do clube no ano.
Arrascaeta (23 gols em 61 jogos)
Destaque absoluto no Flamengo em 2025, o uruguaio foi determinante em todas as conquistas neste ano: estadual, Campeonato Brasileiro e Libertadores.
Foram 18 gols no Brasileiro, dois na Libertadores, um na Copa do Mundo de Clubes da Fifa e dois no Campeonato Carioca.
Lista de artilheiros do Brasil
Elaborada pelo site OGol, a lista de artilheiros do futebol brasileiro engloba jogadores de 48 competições, entre as quais as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copas Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa do Mundo de Clubes, campeonatos estaduais de 27 unidades federativas e copas estaduais.