A jogadora mexicana Lizbeth Ovalle, de 26 anos, venceu o Prêmio Marta 2025 na premiação anual Fifa The Best, nesta terça-feira (16/12). Atleta do Orlando Pride, ela foi coroada pelo gol mais bonito do futebol feminino na temporada. O evento ocorrerá às 14h (de Brasília), em Doha, no Catar, mas algumas categorias já estão sendo anunciadas digitalmente.
O gol de Lizbeth Ovalle ocorreu durante a partida entre Tigres e Chivas Guadalajara, em 3 de março deste ano, válido pela Liga MX Feminina – Campeonato Mexicano.
Ela foi premiada pelo belo lance que ao receber um cruzamento longo e marcar de calcanhar, em um movimento acrobático de costas, mandou a bola no ângulo esquerdo adversário, de primeira e com muita categoria e habilidade.
Em publicação nas redes sociais, o presidente da Fifa Gianni Infantino, escreveu: “Tenho o prazer de compartilhar que a Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prêmio Fifa Marta de 2025, em reconhecimento ao seu gol audacioso e de tirar o fôlego pelo Tigres contra o Chivas Guadalajara”.
Ainda, destacou a beleza e qualidade do lance. Além de agradecer à jogadora.
“Ovalle demonstrou uma técnica maravilhosa, habilidade inegável e muita criatividade. Obrigada por este grande momento, que chamou a atenção de todo o mundo do futebol, e parabéns por este prêmio merecido.”
Gianni Infantino em publicação
Lizbeth foi uma das onze indicadas à honraria. Os gols escolhidos foram marcados entre 11 de agosto de 2024 a 2 de agosto de 2025.
A decisão pela vencedora partiu de 50% dos votos do público e 50% dos votos da organizaçao da Fifa.
Lizbeth Ovalle contratação mais cara da história
A ponta esquerda se tornou em agosto deste ano a contratação mais cara da história do futebol menino. O Orlando Pride, seu atual clube, investiu mais de um milhão de dólares na transferência.
Marta no Prêmio Marta da Fifa
Esta é a segunda edição do Prêmio Marta ( o equivalente ao Prêmio Púskas, do feminino), que foi anunciado em janeiro de 2024.
O prêmio que leva o nome da maior jogadora de futebol de todos os tempos, nossa rainha Marta, tem por objetivo homenagear aquela que tanto fez pela modalidade, e ainda, incentivar e destacar os novos talentos, como Ovalle.
Marta venceu o prêmio na primeira edição, por um gol com a camisa do Brasil, na goleada por 4 a 0 sobre a Jamaica. Ela chegou a ser indicada este ano novamente, dessa vez por um golaço pelo Orlando Pride sobre o KC Current,na busca pelo título da liga feminina dos Estados Unidos.