O grande nome da cerimônia de premiação do Fifa The Best, nessa terça-feira (16/12), em Doha, no Catar, foi o atacante francês Ousmane Dembélé. O jogador do PSG foi eleito o melhor jogador do mundo de 2025 – escolha feita por meio dos votos de capitães e treinadores de seleções, além de jornalistas de países filiados. O técnico Carlo Ancelotti e o zagueiro Marquinhos foram os representantes da Amarelinha, enquanto Carlos Eduardo Mansur, do Grupo Globo, representou a imprensa brasileira.
Além do ponta-direita/esquerda, estavam cotados para levar o prêmio o brasileiro Raphinha (que nem sequer entrou para a seleção da temporada) e o espanhol Lamine Yamal, ambos do Barcelona. Mais oito atletas disputavam a honraria.
Apesar do vínculo com o Brasil, nenhum dos três representantes do país votou no atacante gaúcho como primeira opção.
Em quem Ancelotti votou?
O italiano Carlo Ancelotti depositou seu primeiro voto em Dembélé. O técnico da Seleção Brasileira apontou Raphinha como o segundo melhor jogador da temporada, e em terceiro, Kylian Mbappé – treinado por ele em sua última temporada no Real Madrid.
Marquinhos seguiu a mesma lógica e também votou em Dembélé, seguido do brasileiro. Mas, optou pelo marroquino Hakimi, lateral-direito do PSG – clube do capitão da Seleção Brasileira -, como terceiro colocado.
Por sua vez, o jornalista Carlos Eduardo decidiu por Lamine Yamal como primeira opção de voto, seguido de Raphinha e Dembélé em terceiro.
Colocação de Raphinha no Fifa The Best
O brasileiro terminou na quinta colocação. O atacante de Porto-Alegre recebeu ao todo 17 votos e acabou não entrando na seleção do ano da Fifa.
Além dos citados (Dembélé, Raphinha, Yamal, Mbappé e Hakimi), concorreram ao prêmio Harry Kane (Bayern de Munique), Nuno Mendes (PSG), Cole Palmer (Chelsea), Pedri (Barcelona), Mohamed Salah (Liverpool) e Vitinha (PSG). Veja a seguir a colocação de cada um deles.
- Ousmane Dembélé – PSG
- Lamine Yamal – Barcelona
- Kylian Mbappé – Real Madrid
- Hakimi – PSG
- Raphinha – Barcelona
- Salah – Liverpool
- Vitinha – PSG
- Harry Kane – Bayern
- Nuno Mendes – PSG
- Pedri – Barcelona
- Cole Palmer – Chelsea
- Seleção masculina Fifa The Best 2025: Gianluigi Donnarumma (Manchester City); Achraf Hakimi (PSG), Pacho Willian (PSG), Virgil van Dijk (Liverpool) e Nuno Mendes (PSG); Cole Palmer (Chelsea), Jude Bellingham (Real Madrid), Vitinha (PSG); Pedri (Barcelona), Lamine Yamal (Barcelona) e Ousmane Dembélé (PSG).
Fifa The Best: A seleção de 2025
A seleção masculina de 2025 da Fifa não contou com nenhum brasileiro.
Os eleitos no Fifa The Best foram Donnarumma, Hakimi, Willian Pacho, Van Dijk, Nuno Mendes, Cole Palmer, Bellingham, Vitinha, Pedri, Lamine Yamal e Dembélé.
A seguir, o No Ataque mostra quem votou em Raphinha como primeira opção para melhor jogador de 2025.
Capitães
- Eldor Shomurodov – Uzbequistão
- Aucho Khalid – Uganda
- Hemaloto Polovili – Tonga
- Elie Nelson Jr Sopha – Seychelles
- Graeme Torrilla – Gibraltar
Técnicos
- Abdullah Almutairi – Sri Lanka
- Eloge Enza-Yamissi – África
- Jesse Marsch – Canadá
- Koji Gyotoku – Camboja
- Fabio Joaquim Maciel da Silva – Brunei
- Marvic Bermudez – Aruba
Jornalistas
- Alexander Vershinin – Turcomenistão
- Justin Akauola – Tonga
- Arshed Alsaedi – Iraque
- Michel Tobo – Congo
- Robert Gasparyan – Armênia
- Mohammed Rachid Belarbi – Argélia