A última partida do time profissional do Paraná Clube foi em 15 de fevereiro de 2025, na derrota para o Coritiba. Após o rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, as notícias sobre o Tricolor deixaram o campo de jogo e foram para a parte administrativa, e um anúncio nesta sexta-feira (19/12) dá indícios de dias melhores para o tradicional clube brasileiro que foi campeão da Série B de 1992.
Por meio das redes sociais, o Paraná Clube anunciou a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e afirmou que “um novo voo começa agora” para a equipe que tem a gralha-azul como mascote. Essa definição ocorreu após um ano de negociações, como a equipe afirmou na postagem.
“As partes envolvidas chegaram a um acordo para a concretização da venda da SAF do Paraná Clube. O acordo foi protocolado no processo na data de ontem (18/12/2025) e agora aguarda homologação da Justiça. Em breve comunicaremos como funcionará o processo até o fechamento da operação e a transição operacional”
Paraná, em nota oficial
Um dia antes do anúncio, nessa quinta-feira (18/12), o ge.globo havia noticiado que os credores do Paraná chegaram a um acordo e aprovaram a Recuperação Judicial da equipe. Essa foi uma importante etapa do processo de negociação da SAF, que foi longo, e a equipe até correu riscos de falência.
A tendência é que a SAF seja comprada pela Nextplay Holding SA, empresa que tem como objetivo levar o clube de volta às divisões nacionais em 2028 e promete investir quase R$ 22 milhões quando disputar a Série D.
Dentro de campo, o próximo compromisso do Paraná Clube será a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, competição que começará em 28 de fevereiro e terminará em 10 de junho. Em 2025, o time foi o lanterna da elite do Estadual, caiu e disputará o torneio de acesso pela quarta vez na história.
História do Paraná Clube
Fundado em 19 de dezembro de 1989, a equipe que manda seus jogos na Vila Capanema, em Curitiba, capital do Paraná, teve uma ascensão rápida. Em 1992, a equipe foi campeã nacional: conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro. Já em 2000, o time venceu o Módulo Amarelo da Copa João Havelange, torneio equivalente à Segunda Divisão.
Com o título de 1992, o Paraná Clube estreou na Série A no ano seguinte e esteve na elite por 14 temporadas entre 1993 e 2007. Inclusive, em 2006, a equipe ficou na quinta colocação e se classificou para a Copa Libertadores pela primeira e única vez na história. O Tricolor chegou às oitavas de final do torneio continental, fase em que foi eliminado para o Libertad, do Paraguai.
Na Copa do Brasil, a equipe chegou às quartas de final em quatro oportunidades – 1995, 1996, 1998 e 2002 -, mas não disputa o torneio desde 2022. Já no Campeonato Paranaense, o Paraná já foi campeão em sete oportunidades – o último título foi em 2006.