O Yuracan Futebol Clube, equipe do interior de Minas Gerais, retorna ao futebol profissional após mais de 20 anos fora de competições oficializadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O time é considerado a primeira Sociedade Anônima de Futebol (SAF) registrada na Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
A equipe será gerenciada pela Futstorm, grupo empresarial comandado por Vitor Colares, em parceria com o gestor de futebol Luiz Kriwat, que tem passagens por América e Cruzeiro. Eles farão aporte de no mínimo R$ 25 milhões.
“Desde o primeiro dia, a nossa ideia nunca foi apenas voltar a jogar futebol. Nós desenhamos o Yuracan para ser uma plataforma de inovação capaz de gerar conhecimento, tecnologia e novos negócios a partir do esporte. Esse registro que conquistamos prova que é possível fazer futebol com mentalidade de startup, escala e sustentabilidade”, afirmou Vitor.
História do Yuracan
O clube foi fundado em 1934 e voltará ao futebol profissional no próximo ano, na segunda divisão do Campeonato Mineiro. O time nasceu dentro da Universidade Federal de Itajubá e se tornou símbolo da cidade. A equipe já contou com passagens de Dondinho, pai de Pelé, e de Diego Costa, ex-jogador do Atlético.
O Yuracan inaugurou o primeiro Centro de Treinamento e Pesquisa (CTP) profissional dentro de uma universidade pública brasileira, além do primeiro Laboratório do Futebol – Y-35 Venture Soccer Builder.
Os investidores do clube pretendem exportar jogadores, tecnologia e propriedade intelectual esportiva. Na cidade, 30% das pessoas participam de pesquisa e inovação, de alguma maneira.