Copa do Brasil

Memphis decide, Corinthians vence Vasco no Maracanã e é tetracampeão da Copa do Brasil

Yuri Alberto e Memphis marcam na conquista do título do Corinthians; Vasco amarga novo vice na Copa do Brasil

Compartilhe
google-news-logo

O Corinthians é o campeão da Copa do Brasil de 2025! Após empate sem gols no jogo de ida da final, em São Paulo, o Timão venceu o Vasco por 2 a 1, neste domingo (21/12), no Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou a taça do torneio pela quarta vez na história – os outros títulos foram em 1995, 2002 e 2009.

O Corinthians saiu na frente com Yuri Alberto. Nuno Moreira empatou para o Vasco no fim do primeiro tempo. O gol do título foi marcado por Memphis Depay, principal estrela do Timão, aos 17 minutos do segundo tempo.

Com a conquista, o Corinthians garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, além de 77 milhões de prêmio pela vitória na final. A Copa do Brasil é o segundo título do Timão na temporada 2025 – também venceu o Campeonato Paulista em final contra o rival Palmeiras

Já o Vasco se contenta com uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano devido à 14ª colocação no Campeonato Brasileiro.

Campeão em 2011, o Vasco amarga o segundo vice da Copa do Brasil – em 2006, perdeu a final para o rival Flamengo.

Yuri deixa Corinthians na frente, mas Nuno empata

A etapa inicial foi equilibrada, e primeira finalização perigosa ocorreu aos 14 minutos. Em jogada de bola longa, Matheuzinho recebeu na ponta direita e tocou para Yuri Alberto, que arriscou da entrada da área. A bola saiu à esquerda de Léo Jardim, acertando a rede pelo lado de fora.

O Corinthians insistiu na estratégia e abriu o placar no Maracanã em nova trama entre Matheuzinho e Yuri Alberto. Aos 18 minutos, o lateral-direito fez longo lançamento da intermediária para a área. O centroavante dominou com categoria e tocou na saída do goleiro vascaíno: 1 a 0.

Aos 25′, Yuri Alberto teve outra excelente oportunidade. Após erro do Vasco, o atacante recebeu lançamento de Martínez, arrancou livre, saiu cara a cara com Léo Jardim, mas finalizou por cima do gol. Aos 30′, o Vasco finalmente ameaçou o Corinthians em levantamento de Coutinho para a cabeçada de Thiago Mendes. Hugo Souza defendeu com segurança.

O Vasco chegou novamente com perigo cinco minutos depois. Rayan avançou em velocidade pela direita, passou por Matheuzinho, entrou na área e cruzou rasteiro para Coutinho, travado no momento da finalização. A ascensão do Vasco deu resultado. Aos 40 minutos, Andrés Gómez aproveitou passe errado de Raniele, avançou pela esquerda, driblou André Ramalho e cruzou na medida para Nuno Moreira. O português ganhou de Maykon na segunda trave e cabeceou forte para o gol: 1 a 1.

Coutinho comemora com Nuno Moreira o gol de empate do Vasco na final contra o Corinthians - (foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP)
Coutinho comemora com Nuno Moreira o gol de empate do Vasco na final contra o Corinthians(foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP)

Memphis decide título no segundo tempo

Com muita intensidade, o Vasco voltou melhor para o segundo tempo e pressionou bastante. No entanto, a equipe de Fernando Diniz não conseguiu criar oportunidades efetivas e teve o ímpeto neutralizado com a ‘amarração’ do Corinthians.

Estrategicamente retraído, o Corinthians explorou rápido contra-ataque para marcar o segundo gol no Maracanã, aos 17 minutos. Após perda de bola de Pumita, Breno Bidon arrancou pela intermediária, aplicou belo drible em Cauan Barros e acionou Matheuzinho, que deixou para Yuri Alberto. O camisa 9 invadiu a área e cruzou para Memphis Depay, livre pela segunda trave, só completar para a rede: 2 a 1.

O Vasco foi para o ‘tudo ou nada’ em busca do empate. O técnico Fernando Diniz colocou Vegetti e outros atacantes em campo, mas o reforço ofensiva não fez diferença.

A principal chance vascaína foi em cobrança de falta de Rayan, já nos acréscimos. Hugo Souza fez bela defesa e confirmou o título corintiano diante de mais de 67 mil pessoas no Maracanã.

Yuri Alberto e Memphis Depay comemoram segundo gol do Corinthians no Maracanã - (foto:  PABLO PORCIUNCULA/AFP)
Yuri Alberto e Memphis Depay comemoram segundo gol do Corinthians no Maracanã (foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP)

Vasco 1 x 2 Corinthians

  • Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (David, aos 43’2ºT), Robert Renan e Pumita Rodríguez (Matheus França, aos 43’2ºT); Thiago Mendes, Cauan Barros (Vegetti, aos 21’2ºT) e Philippe Coutinho (Tchê Tchê, aos 33’2ºT); Nuno Moreira (GB, aos 33’2ºT), Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.
  • Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri, aos 38’2ºT); Raniele (Carillo, aos 22’2ºT), José Martínez, Maycon (André, aos 32’2ºT) e Breno Bidon (Garro, aos 32’2ºT); Memphis Depay e Yuri Alberto (João Pedro, aos 38’2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
  • Gols: Yuri Alberto, aos 18′ do 1ºT (Corinthians); Nuno Moreira, aos 40′ do 1ºT (Vasco); Memphis Depay, aos 17′ do 2ºT (Corinthians)
  • Cartões amarelos: Carlos Cuesta, Thiago Mendes e Vegetti (Vasco); Dorival Júnior (técnico), Yuri Alberto, Carillo e Matheuzinho (Corinthians)
  • Motivo: segundo jogo da final da Copa do Brasil
  • Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
  • Data: 21 de dezembro de 2025 (domingo)
  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
  • Auxiliares: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
  • VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
  • Púbico pagante: 62.420
  • Público presente: 67.111
  • Renda: R$ 13.214.612,50
Compartilhe
google-news-logo