RANKING DA CBF

Em ano de vice-campeonato, clube mineiro despenca 61 posições no Ranking da CBF

Boa Esporte não disputou competições nacionais e busca se reerguer; recentemente, conseguiu acesso nas divisões inferiores do Mineiro

Compartilhe
google-news-logo

Os torcedores do Boa Esporte terminaram 2025 com sorrisos nos rostos. Afinal de contas, o time – que tenta se reerguer após seguidos rebaixamentos – foi vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e conseguiu o acesso ao Módulo II de 2026. Mas, ainda assim, despencou 61 posições no Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por quê?

A explicação é muito simples. A lista elaborada pela entidade que rege o futebol brasileiro considera apenas competições nacionais: as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Portanto, não leva em conta o bom desempenho do time de Ituiutaba, cidade de cerca de 100 mil habitantes no Triângulo Mineiro, no Estadual.

Desse modo, o Boa despencou do 167º lugar (237 pontos) no ranking de 2025 para a 228ª posição (51 pontos) na lista de 2026 – maior queda registrada pelos 235 rankeados. No de 2024, a equipe mineira estava em 111º – portanto, a queda acentuada se repete há algumas temporadas do futebol nacional. E a explicação vem de campo.

O Ranking da CBF considera o desempenho em competições nacionais nas cinco temporadas anteriores. Ou seja, a lista de 2026, divulgada nesta quarta-feira (24/12), leva em conta resultados de 2021 a 2025, justamente um período de queda do Boa Esporte no cenário brasileiro.

Em 2025, o Boa só jogou a Segunda Divisão do Mineiro. No ano anterior, disputou apenas o Módulo II do Estadual – e foi rebaixado.

Em 2023, também atuou apenas em âmbito regional, no Módulo II – assim como em 2022. Assim, o único ano em que o Boa pontuou no ranking foi 2021, quando caiu na segunda fase da Série D e caiu no Módulo I do Mineiro.

Compartilhe
google-news-logo