FUTEBOL INTERNACIONAL

‘Irmão’ do Brasil, país de 34 milhões de habitantes faz história na Copa das Nações Africanas

Copa das Nações Africanas é uma das atrações do futebol no fim de ano, e um "irmão" do Brasil alcançou uma façanha inédita

Compartilhe

A Copa das Nações Africanas é uma das principais atrações para o fã de futebol no fim do ano, e um “irmão” do Brasil fez história na competição continental. Moçambique entrou na edição de 2025 sem ter vencido nem um jogo sequer na história da competição e quebrou o tabu. Só que a equipe não apenas triunfou, como se classificou ao mata-mata do torneio pela primeira vez.

País de 34 milhões de habitantes que também foi colonizado por Portugal e tem a língua lusófona como principal, Moçambique fica no Sul da África e não tem muita tradição no futebol, até por ser uma nação que obteve a independência recentemente: somente em 1975. A partir desse momento, há 50 anos, a seleção iniciou a disputar jogos e sonhar com feitos no esportes.

Porém, os anos seguintes mostraram dificuldades aos moçambicanos. Na Copa das Nações Africanas, a seleção estreou em 1986 e também disputou a competição em 1996, 1998, 2010 e 2023, mas não havia vencido. A equipe disputou 15 jogos nessas cinco edições e somou quatro empates e 11 derrotas. Só que a história foi bem diferente em 2025.

Na estreia na CAN desse ano, em 24 de dezembro, Moçambique até perdeu para Costa do Marfim por 1 a 0, mas, quatro dias depois, quebrou o tabu ao vencer Gabão por 3 a 2. Essa primeira vitória não só foi a primeira da história do país, mas também garantiu que o time disputará as oitavas de final do torneio nesse ano.

Moçambique está confirmado entre os 16 melhores da Copa das Nações Africanas até mesmo sem disputar a última rodada, já que, mesmo se perder para Camarões nesta quarta-feira (31/12), se classificará como o melhor terceiro colocado. Por isso, os “irmãos” do Brasil estão comemorando bastante nesse fim de ano. E em português.

Compartilhe
Sair da versão mobile