O primeiro duelo das quartas de final da Copa das Nações Africanas foi definido neste sábado (3/1). Após o início do mata-mata com dois jogos das oitavas, a tradicional competição da África já conhece duas das oito melhores seleções da edição de 2025 – que terminará em 2026.
Mais cedo neste sábado (3/1), no Estádio Ibn-Batouta, em Tânger, em Marrocos, Senegal confirmou o favoritismo e venceu Sudão de virada por 3 a 1. Os gols foram marcados por Pape Gueye (duas vezes) e Ibrahim Mbaye, enquanto a equipe eliminada nas oitavas de final contou com gol de Aamir Abdallah, aos 5 do primeiro tempo.
Na sequência, em Casablanca, também em solo marroquino, Tunísia e Mali protagonizaram jogo emocionante. No minuto 42 do segundo tempo, Firas Chaoaut abriu o placar para os tunisianos, mas Lassine Sinayoko empatou, por meio de cobrança de pênalti, aos 50. Com isso, o duelo foi para a prorrogação, e o empate por 1 a 1 seguiu. A vaga só foi definida na disputa por pênaltis, e os malineses venceram por 3 a 2.
Portanto, Senegal e Mali protagonizarão o primeiro duelo das quartas de final da Copa das Nações Africanas. Os seguintes confrontos serão definidos com os jogos entre domingo (4/1) e terça-feira (6/1).
Oitavas de final da Copa das Nações Africanas
- Senegal 3 x 1 Sudão
- Mali 1 (3) x (2) 1 Tunísia
- Marrocos x Tanzânia – 4/1, domingo, às 13h (horário de Brasília)
- África do Sul x Camarões – 4/1, domingo, às 16h (horário de Brasília),
- Egito x Benin – 5/1, segunda-feira, às 13h (horário de Brasília),
- Nigéria x Moçambique – 5/1, segunda-feira, às 16h (horário de Brasília),
- Argélia x Congo – 6/1, terça-feira, às 13h (horário de Brasília),
- Costa do Marfim x Burkina Faso – 6/1, terça-feira, às 16h (horário de Brasília)