O Campeonato Mineiro representa um dos principais torneios para diversos clubes do interior de Minas Gerais. A tradicional URT marca presença na 112ª edição do Estadual e busca uma boa campanha, com vitórias importantes ao longo da disputa.
O Trovão Azul competiu o Módulo II na temporada passada e está de volta à elite do futebol mineiro. A equipe estreia neste sábado (10/1), contra o North, às 20h30, na Arena DB, em Patos de Minas.
O time integra o Grupo A, ao lado de Atlético, Democrata-GV e Uberlândia.
Investimentos para a temporada
Em entrevista ao No Ataque, o executivo de futebol da URT, Eduardo Dutra, detalhou os investimentos realizados pelo clube para a temporada. Segundo ele, o elenco passou por uma reformulação, com a permanência de apenas seis atletas que disputaram o Módulo II no ano passado. “O Módulo I é um campeonato que possui um nível técnico mais alto, então mudanças foram necessárias para reforçarmos o plantel”, afirmou.
Além da busca por reforços no mercado, o clube promoveu a reestruturação do Departamento Médico e realizou reformas na Arena DB, que recebeu nova iluminação e passou por um processo de revitalização do gramado.
Pré-temporada
A URT iniciou a preparação para o Campeonato Mineiro no dia 17 de novembro. De acordo com Eduardo Dutra, o período mais longo de treinamentos foi fundamental para o planejamento da equipe. “Entendemos que isso foi benéfico para o nosso planejamento, para que os atletas tivessem mais tempo de trabalho conjunto, o que pode resultar em um melhor desempenho ao longo do campeonato”, destacou.
Durante a pré-temporada, o time disputou jogos-treinos contra o Brasiliense, equipe da Série D do Campeonato Brasileiro, e venceu por 3 a 1. O Trovão Azul também enfrentou a ABECAT Ouvidorense e foi derrotado por 1 a 0.
Na sequência, a URT empatou por 2 a 2 com a equipe Sub-20 do Atlético, na Cidade do Galo, que se preparava para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Por fim, venceu o Itabirito por 1 a 0, adversário que também estará no caminho do clube no Mineiro.
Expectativas do time no torneio
A equipe do interior busca bons resultados na competição e tem como principal objetivo a permanência na elite do Campeonato Mineiro. Posteriormente, a meta passa a ser a classificação para o Troféu Inconfidência, o que possibilitaria a disputa por uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2027 e, consequentemente, um calendário cheio na próxima temporada.
O técnico Ito Machado também comentou as metas do time e demonstrou confiança no trabalho realizado. “As expectativas são as melhores possíveis. Fizemos uma pré-temporada com trabalho dinâmico e de alta intensidade. Dentro dos trabalhos, temos notado boas execuções e o profissionalismo dos nossos atletas. A minha expectativa é muito boa para que a gente faça um bom início, atinja as metas do clube e deixe a URT em uma posição confortável. É um clube que merece estar em breve no cenário nacional”, afirmou.
Possíveis destaques do elenco
O Trovão Azul conta com alguns nomes de destaque para alcançar seus objetivos na competição. Entre eles estão o goleiro Ariel, decisivo na conquista do acesso em 2025, e o centroavante Marcelo Maçola, artilheiro de duas competições na última temporada, com 20 gols marcados.
O elenco também reúne o experiente zagueiro e capitão Victor Sallinas, que coleciona passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, além do lateral-direito Leandro Silva e do meia-atacante Laércio, com trajetória no futebol internacional e a confiança da comissão técnica para vestir a camisa 10 da equipe.
Onde assistir aos jogos da URT
O Campeonato Mineiro será transmitido por Globo (TV aberta), Ge TV (YouTube), SporTV e Premiere (TV por assinatura).
Grupos do Campeonato Mineiro 2026
Grupo A
- Atlético
- Uberlândia
- Democrata
- URT
Grupo B
- América
- Tombense
- Betim
- Pouso Alegre
Grupo C
- Cruzeiro
- Athletic
- Itabirito
- North
Ficha URT
- Clube: União Recreativa dos Trabalhadores
- Data de fundação: 9 de julho de 1939
- Meta no campeonato: Permanência no Modulo I do Campeonato Mineiro e classificação para o Troféu Inconfidência
- Técnico: Ito Machado
- Destaques: Ariel, Marcelo Maçola, Victor Sallinas, Leandro Silva e Laércio
- Grupo: Goleiros: Ariel, Arthur Gazze e Matheus Barônio; laterais-direitos: Leandro Silva e Arlen; laterais-esquerdos: Gabriel Augusto e Vitor Gottems; zagueiros: Victor Sallinas, Antônio Jr., Léo Santos e Evson; volantes: John, Hippólito, Pedrinho e Sandro Rios; meio-campistas: Laércio, Igor Vieira e Garré; atacantes: Cesinha, Bruninho, Leonardo Rolón, Wesley Hiago, Buiú, Henry, Rodrigo Sekita, Maçola, Gabriel Moysés, Federico Andrade e Ditinho.
- Posição no último Estadual: vice-campeã do Modulo II