Primeiro jogador de futebol profissional a se assumir gay, Joshua Cavallo acusou o Adelaide United, da Austrália, de homofobia. O atleta desabafou sobre o assunto nas redes sociais nessa segunda-feira (12/11).
Com um discurso emocionante, Cavallo disse acreditar que a saída do clube tenha sido motivada por preconceito: “Decisões foram tomadas por pessoas no poder que bloquearam minhas oportunidades, não por causa do meu talento, mas por causa de quem eu escolhi amar. É difícil de engolir quando percebi que o meu próprio clube era homofóbico”.
O lateral-esquerdo relata que, apesar da falta de oportunidade e da situação de injustiça, continuou trabalhando para que pudesse contribuir com a equipe. “No entanto, não importa o quanto eu produzi ou melhorei, minhas contribuições foram continuamente ignoradas. Trouxe muita negatividade e afetou meu bem-estar como futebolista profissional”, pontuou.
O jogador ainda compartilhou uma de suas inseguranças a respeito de ter tornado pública a sexualidade. “Esse era exatamente o medo que eu tinha de sair, ver o preconceito afetar minha carreira nos dias modernos. Pela primeira vez, questionei se deveria ter mantido a minha sexualidade em segredo. Isso trouxe à tona medos que eu tinha sobre sair publicamente, que ser eu mesmo iria afetar a minha carreira”, comentou.
Cavallo ainda citou uma situação delicada em que os colegas de equipe debocharam do relacionamento dele e riram de uma foto em que estava ao lado do companheiro. “Apesar da forma como terminou nos bastidores, recuso-me a deixar que isso arruine a minha ligação com esta cidade. Adelaide foi onde encontrei minhas asas. Aos fãs e apoiadores: obrigado pela paixão e apoio”, concluiu.
O Adelaide United nega as acusações feitas pelo atleta. Em nota oficial, afirmou: “O clube está extremamente desapontado com as alegações e rejeita categoricamente qualquer sugestão de homofobia. Todas as decisões de escalação são tomadas apenas por critérios esportivos”.
Carreira de Joshua Cavallo
Cavallo tem voz ativa em causas LGBT+ e é símbolo de representatividade no meio esportivo. Ele vestiu a camisa do Adelaide de 2021 a 2025 – entrou em campo 49 vezes pela equipe.
O lateral foi revelado pelo Melbourne City e atualmente defende o Peterborough Sports, da Inglaterra.