O Campeonato Carioca tem um peso maior para o Vasco da Gama em 2026. O estadual, que começará para o clube nesta quinta-feira (15/1), pode evitar que o tradicional time do futebol brasileiro, que é até campeão da Copa Libertadores – venceu em 1998 -, complete uma década sem conquistar títulos.
Nos últimos anos, o Vasco passou por um momento nebuloso e chegou até a cair para a Série B – ficou por duas temporadas na Segunda Divisão. É verdade que 2025 foi um ano melhor em relação aos anteriores, mas o vice-campeonato da Copa do Brasil em dezembro, para o Corinthians, frustrou a apaixonada torcida que sonha com a quebra desse tabu.
A última vez que os cruz-maltinos gritaram “é campeão” foi em 2016. Em 8 de maio daquele ano, o Vasco bateu o Botafogo na final do Campeonato Carioca e conquistou o estadual pela 24ª e última vez na história. Depois disso, são quase dez anos sem erguer taças em torneios profissionais.
Esse período, inclusive, já é a maior seca de títulos do Vasco. A equipe também foi mal entre 2003 e 2011, e 1936 e 1945, porém a atual sequência já é pior em número de dias e pode se tornar o primeiro jejum cruz-maltino de títulos a atingir 10 anos.
Última possibilidade do Vasco
A última chance do Vasco evitar que o jejum complete uma década é no Campeonato Carioca, já que é o único torneio que o time está na disputa e será finalizado antes de maio de 2026 – quando os 10 anos serão completados.
A final do estadual ocorrerá em 8 de março, ou seja, o time de Fernando Diniz precisa ir bem nesses primeiros meses para impedir a marca que atormenta o torcedor vascaíno.
O primeiro passo da equipe, que é tetracampeã do Brasileiro e também já ganhou a Copa do Brasil, no Carioca será nesta quinta-feira (15/1), às 21h30, em São Januário, no Rio de Janeiro. O adversário da estreia será o Maricá.