Surpreendente “bicho-papão” da edição de 2026 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Ibrachina está na semifinal da competição após deixar para trás tradicionais equipes do futebol brasileiro. Com cinco anos de história desde sua criação, em 16 de setembro de 2020, o clube foi fundado pelos empresários e irmãos chineses, Henrique e Thomas Law.
Conhecido por ser um formador de jogadores – recebeu o Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) -, o Ibrachina tem a Copinha como a principal competição da temporada.
O clube é uma extensão esportiva da fundação de mesmo nome, o Instituto Sociocultural Brasil-China, criado em 2018, com o intuito de promover a integração cultural entre os países.
O Ibrachina faz parte de um projeto que integra investimentos do setor privado, com foco no desenvolvimento de jovens talentos.
Ibrachina na Copinha
O Ibrachina estreou na Copinha com vitória de goleada sobre o Ferroviário, por 5 a 0. Em seguida, empatou com o Santo André por 1 a 1 e venceu o Bangu por 2 a 1.
Na segunda fase, eliminou o Atlético após vencer por 3 a 1. Na terceira, encarou o Santo André e empatou novamente por 1 a 1, encaminhando o jogo para os pênaltis – ganhou por 5 a 3.
Nas oitavas de final eliminou mais um dos grandes ao aplicar 2 a 1 no Internacional.
Pela primeira vez nas quartas de final do torneio, a equipe do Bairro da Mooca, em São Paulo, derrotou a poderosa base do Palmeiras na noite dessa segunda-feira (20/1), na Arena Barueri. Após empatar por 2 a 2 no tempo normal, o Ibrachina fez 5 a 4 nos pênaltis e se garantiu na próxima fase.
Na disputa por um lugar na decisão, a sensação da Copinha enfrentará o São Paulo na semifinal, nesta quinta-feira (22/1), às 21h30. Caso avance, terá pela frente o vencedor da outra chave, Cruzeiro x Grêmio, jogo desta quarta-feira (21/1), também às 21h30.
Leia também: Onde assistir à semifinal Cruzeiro x Grêmio, pela Copinha
Repercussão internacional
O desempenho notório do Ibrachina na Copa São Paulo não repercute apenas nacionalmente, mas também na imprensa internacional.
O Jornal esportivo AS, da Espanha, publicou matéria destacando a equipe da Mooca como um “clube formador que está surpreendendo o Brasil”.
O jornalista Juan Lopesino cita a equipe paulista como um das “surpresas mais agradáveis” da Copinha 2026 e uma das organizações “mais interessantes do país na formação de novos talentos”.
“O clube se consolidou como uma equipe forte fisicamente, com qualidade para criar chances no campo adversário e caráter para superar os momentos mais difíceis, o Ibrachina se mostrou imbatível até agora”, escreveu.
Vendas do Ibrachina
Apesar do pouco tempo de fundação, o Ibrachina já tem importantes vendas de jovens promessas, como o atacante Riquelme Fillipi, negociado com o Palmeiras. O jovem de 19 anos foi contratado pelo Verdão em 2021 e já estreou profissionalmente.
O time paulista também vendeu o meio-campista Davy Freire e o zagueiro Felipe Marinho, da equipe Sub-15, em julho do ano passado, para o Atlético.
Ainda: Daniel e Gabriel Santini foram para o Flamengo; Cauã, para o Corinthians; Anthony, para o São Paulo; Kauã Oliveira, para o Sporting, de Portugal; e Wendell Brito, para o FC Livyi Bereh, da Ucrânia.
Títulos do Ibrachina
Apesar de pouco tempo na ativa, o Ibrachina foi vice-campeão do Campeonato Paulista Sub-17 de 2025. Na final, foi derrotado pelo Sfera por 1 a 0 no jogo de volta, após empatar por 1 a 1 na ida.