A ex-volante e ídola da Seleção Brasileira Feminina, Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga, foi nomeada para o cargo de diretora de políticas do futebol feminino no Ministério do Esporte, do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, nessa terça-feira (20/1).
Formiga ocupará a função da ex-jogadora Mariléia dos Santos. A estrela brasileira trabalhará na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do futebol, com foco especial na promoção, fortalecimento e ampliação do futebol feminino.
Carreira de Formiga
Formiga teve uma carreira marcante na Amarelinha, disputou sete Copas do Mundo e sete Jogos Olímpicos. Ela se consagrou medalhista olímpica de prata em Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008. A ex-jogadora também venceu cinco Copas América e três Jogos Pan-Americanos.
A ex-atleta se destacou no futebol internacional, defendendo a camisa do Paris Saint-Germain, onde conquistou a Copa da França e o Campeonato Francês.
Em 2020, retornou ao futebol brasileiro para jogar pelo São Paulo, equipe que a revelou. Por times brasileiros, venceu a Copa Libertadores (2011, 2013 e 2014), a Copa do Brasil (1997, 2012 e 2013) e o Mundial de Clubes (2014).