Peça importante do América nos acessos da Série B para a A em 2015 e 2020, Marcelo Toscano segue em atividade no futebol profissional. Aos 40 anos de idade – completará 41 em 12 de maio -, o atacante defende o Serra Branca, da Paraíba.
Conhecido pela boa finalização de média distância, Toscano marcou um golaço na vitória de sua equipe sobre o Sousa por 2 a 1. As equipes se enfrentaram nessa quarta-feira (21/1), no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela segunda rodada do estadual.
O Serra Branca teve uma falta próxima à meia-lua aos 11 minutos da etapa inicial. Em jogada ensaiada, Marcelo Toscano recebeu o passe de um companheiro e chutou a bola no ângulo esquerdo. Foi o primeiro gol da vitória por 2 a 1.
O camisa 10 está em sua segunda passagem pelo Serra Branca. Na primeira, em 2024, contabilizou quatro gols em 10 jogos no Campeonato Paraibano.
Assista aos vídeos dos canais GOAT e Esportilizado
Identificação com o América
Marcelo Toscano criou identificação com o América devido às passagens de sucesso pelo clube. Em 2015, formou dupla de ataque com Richarlison – hoje no Tottenham, da Inglaterra – no time que subiu à elite do Brasileirão.
O Coelho ficou na quarta posição da Série B, com 65 pontos (19 vitórias, oito empates e 11 derrotas). Toscano disputou 35 partidas e marcou 14 gols. Em 2016, o jogador se transferiu para o Jeju United, da Coreia do Sul.
De volta ao América em 2019, Toscano não repetiu a peformance de quatro anos antes, mas contribuiu com experiência e versatilidade ao ser escalado no ataque e no meio-campo.
Na Série B de 2020, em que o time mineiro terminou na segunda posição, com 71 pontos, o atacante era uma espécie de “reserva de luxo”. Ele marcou três gols em 30 jogos (nove como titular e 21 na condição de suplente).
No geral, Marcelo Toscano defendeu o América em 133 jogos e contabilizou 22 gols. Em diversas ocasiões, o meia-atacante vestiu a camisa 10.
Vice-artilheiro da Série D
Em duas edições recentes da Série D, Marcelo Toscano alcançou a vice-artilharia. Foram 13 gols pela Portuguesa-RJ em 2023 e nove pelo ASA de Arapiraca-AL em 2025.