Campeonato Mineiro

PM anuncia medidas de segurança para clássico entre Atlético e Cruzeiro com duas torcidas

PMMG define acesso de cada torcida à Arena MRV e operação com 'efetivo máximo' para clássico deste domingo entre Atlético e Cruzeiro

Compartilhe
google-news-logo

A Polícia Militar anunciou as medidas de seguranças para o clássico entre Atlético e Cruzeiro. O jogo deste domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, terá a presença das duas torcidas.

Dessa forma, a PMMG traçou estratégias para evitar conflitos entre torcidas organizadas e facilitar o acesso do público ao estádio do Galo, no Bairro Califórnia, na Região Noroeste de BH.

“Um dos maiores clássicos do Brasil exige um planejamento minucioso da Polícia Militar. com uma operação robusta e uma execução integrada com Batalhão de Choque, Batalhão de Trânsito e Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo”, iniciou o Major Thiago Salgado, nesta sexta-feira (23/1), em coletiva de imprensa.

“Haverá policiamento em locais sensíveis onde sabemos que ocorrem confrontos de torcidas. Estaremos a postos desde às 8h da manhã em locais como estações de transportes coletivos e sedes de torcidas organizadas”, acrescentou.

Acesso da torcida do Cruzeiro à Arena MRV

Segundo a Tenente-Coronel Layla Brunnela, os torcedores do Cruzeiro entrarão no estádio do Atlético através de um ‘bolsão’ montado pelo Batalhão de Trânsito da PM no Bairro Califórnia.

“O impacto positivo é a realização do clássico no domingo. Não haverá o fluxo natural de trabalhadores entre Belo Horizonte e Contagem, e isso é um facilitador para o policiamento”, destacou.

“Pedimos aos torcedores que se desloquem o mais cedo possível ao estádio e priorizem o transporte por aplicativo, principalmente a torcida do Cruzeiro, que não tem estacionamento no estádio. Buscar estacionamento em bairros adjacentes é um dificultador”, alertou a Tenente-Coronel.

O acesso dos torcedores do Cruzeiro será pela Rua Margarida Assis Fonseca. Os portões 19 e 20 serão exclusivamente para a entrada da torcida celeste.

Abertura dos portões e acesso da torcida do Atlético

Os portões da Arena MRV serão abertos às 15h, três horas antes do início do clássico.

A Polícia Militar recomendou a entrada dos torcedores do Atlético pela Via Expressa.

Reunião com organizadas de Atlético e Cruzeiro

De acordo com o Tenente-Coronel Henrique Nunes, a operação para o clássico contará com “efetivo máximo previsto”.

O comandante do Batalhão de Choque também informou as medidas que foram definidas em reunião da PM com líderes de torcidas organizadas de Atlético e Cruzeiro nos últimos dois dias.

“A torcida do Cruzeiro se encontrará no Barro Preto, na sede da Máfia Azul. De lá, os torcedores serão escoltados pelo Batalhão de Choque até o interior do estádio. E pedimos para que o torcedor cruzeirense não compre ingresso no setor da torcida do Atlético”, alertou.

Clássico com duas torcidas na Arena MRV

 Após o encerramento do acordo que vigorou até o ano passado, Atlético Cruzeiro confirmaram que os jogos desta temporada contarão com a presença dos torcedores visitantes. Apesar da confirmação da presença das duas torcidas, a quantidade exata de ingressos destinada à Raposa ainda não foi selada.

Pelo regulamento da Federação Mineira de Futebol (FMF), o clube visitante tem direito a 10% da carga total de bilhetes, mas o No Ataque apurou que apenas 2,5 mil ingressos devem ser disponibilizados.

A estrutura da Arena MRV possui setor de visitantes com 4.266 lugares (cerca de 9% da capacidade total). No entanto, por questões de segurança e a necessidade de criar zonas de isolamento, o Atlético costuma reduzir esse número na prática, ponto que deve ser discutido entre as diretorias e a Polícia Militar ao longo da semana.

Fim do acordo de torcida única

O retorno dos visitantes marca o fim de um ciclo de dois anos. Em janeiro de 2024, as diretorias haviam selado um acordo para que os clássicos tivessem apenas a torcida mandante nas temporadas de 2024 e 2025.

 Aquele pacto foi assinado pela gestão de Ronaldo Fenômeno na SAF celeste. No entanto, para a temporada 2026, agora com Pedro Lourenço no comando do Cruzeiro, não houve renovação do acordo.

Compartilhe
google-news-logo