O Estádio da Luz foi palco, nesta quarta-feira (28/1), de um daqueles episódios que desafiam a lógica e reafirmam o porquê de o futebol ser a modalidade mais imprevisível do planeta.
Em jogo da oitava e última rodada da primeira fase da Liga dos Campeões, o Benfica superou o Real Madrid por 4 a 2, mas o placar, por mais expressivo que seja, tornou-se um detalhe diante de um desfecho digno de roteiro cinematográfico. Um gol de goleiro no último lance da partida salvou a equipe portuguesa de uma eliminação precoce.
A noite começou sob a batuta de Kylian Mbappé, que abriu o placar aos 30 minutos. Contudo, a equipe de José Mourinho não se intimidou. O empate veio com Schjelderup e a virada ainda no primeiro tempo com Pavlidis, de pênalti.
O segundo tempo foi um exercício de nervos à flor da pele. O Real Madrid, sob o comando de Álvaro Arbeloa, parecia perdido em campo. Schjelderup marcou mais um. Mesmo com o segundo gol de Mbappé, que reduziu a desvantagem para 3 a 2, o clima era de desespero para os merengues, que terminaram o jogo com nove jogadores após as expulsões de Asencio e Rodrygo.
O Benfica, por sua vez, seria eliminado mesmo com a vitória, pois perderia a vaga nos playoffs para o Olympique de Marseille por causa do saldo de gols.
Momento da eternidade
Já nos acréscimos, o improvável aconteceu. Em uma falta cobrada na área, o goleiro ucraniano Anatoliy Trubin – que momentos antes fez “cera” em campo, sem perceber que o Benfica precisava de mais um gol – abandonou a meta e lançou-se ao ataque após ordem de Mourinho.
Em um movimento de centroavante veterano, Trubin subiu mais alto que a defesa madrilenha para cabecear ao fundo das redes de Thibaut Courtois: 4 a 2.
Com a classificação histórica, o jornal português A Bola capturou com precisão o sentimento de êxtase que tomou conta de Lisbo.
“Anatoliy Trubin, guarda-redes de quem os benfiquistas pediam para se despachar a meter a bola nos companheiros, foi à área para marcar, de cabeça, como o mais letal dos pontas de lança”.
A vitória garantiu o Benfica nos play-offs e tirou o Real Madrid do seleto grupo dos oito melhores da competição.
O Benfica se classificou na 24ª quarta posição, com nove pontos, e o Real Madrid em 9º, com 15.
Veja o gol histórico do goleiro do Benfica:
UMA DAS MAIORES LOUCURAS DA CHAMPIONS LEAGUE EM TODOS OS TEMPOS! O BENFICA VENCEU O REAL MADRID COM UM GOL DE GOLEIRO AOS 52 MINUTOS, SE CLASSIFICOU E COLOCOU OS MERENGUES NOS PLAYOFFS! pic.twitter.com/kONHBPCHAj
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) January 28, 2026