Estreia com pé direito! O Brasil venceu a Nigéria por 1 a 0, nesta quinta-feira (25/7), em Bordeaux, na França, pela primeira rodada do Grupo C do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe superou a ansiedade do primeiro compromisso e aumentou a confiança para a sequência da disputa. O gol foi marcado por Gabi Nunes.
Com o resultado, o Brasil é o segundo colocado da chave, com os mesmos três pontos da Espanha, líder. O Japão e a Nigéria seguem zerados, em terceiro e quarto, respectivamente.
Quem se classifica?
As 12 seleções estão divididas em três grupos. Avançam às quartas de final as duas melhores de cada chave e as duas terceiras colocadas que tiverem melhor campanha. Dessa forma, quatro equipes vão embora para casa na fase de grupos.
Próximos jogos
- Brasil x Japão – 28/7 (domingo) – 12h
- Brasil x Espanha – 31/7 (quarta-feira) – 12h
Como foi o jogo?
O primeiro tempo foi bastante equilibrado. As duas equipes se dividiram no número d finalizações e na posse de bola. O Brasil, contudo, demonstrou maior poder ofensivo. Mais efetiva, a Seleção chegou a abrir o placar pelos pés da Rainha Marta, o que seria uma coroação para a jogadora tão emblemática. Mas logo foi marcado o impedimento de Gabi Portilho, que deu o passe para a jogada.
No minuto seguinte, Gabi Nunes não perdoou. A atacante recebeu passe açucarado de Marta nas costas da defesa nigeriana, dominou e chutou forte, no ângulo, para abrir o placar: 1 a 0.
Na segunda etapa, o comportamento do Brasil não foi muito diferente. Pouco ousada, a Seleção conseguiu se manter equilibrada nos campos ofensivos e defensivos. As melhores chance saíram com Marta, com bola na trave, e com Gabi Portilho, bastante acionada pelo lado direito.
No fim, a Nigéria se aproximou do gol e ameaçou a goleira Lorena. A Seleção demonstrou certa desorganização e ansiedade para manter o placar vantajoso, mas conseguiu segurar até o apito final.
NIGÉRIA 0 X 1 BRASIL
Nigéria
Nnadozie; Alozie, Demehin, Ohale, Okeke (Nicole Payne aos 29 do 2T), Abiodun; Ucheibe, Echegini (Onumonu aos 21 do 2T), Toni Payne (Kanu aos 21 do 2T), Ajibade; Ihezuo. Técnico: Randy Waldrum
Brasil
Lorena Leite; Antônia, Rafaelle, Tarciane, Tamires (Yasmim aos 36 do 1T); Vitória Yaya (Ana Vitória aos 18 do 2T), Duda Sampaio, Marta; Ludmila (Jheniffer aos 18 do 2T), Gabi Nunes (Kerolin aos 37 do 2T) e Gabi Portilho. Técnico: Arthur Elias
- Gols: Gabi Nunes aos 36 do 1T
- Cartões amarelos: Vitória Yaya (Brasil)
- Motivo: primeira rodada do Grupo C
- Local: Estádio de Bordeaux – Bordeaux, França
- Data: 25/7/2024
- Horário: 14h