JOGOS OLÍMPICOS

Com raça e emoção, Brasil vence França e brigará por medalha no futebol feminino

Lorena defendeu um pênalti no primeiro tempo, e Gabi Portilho marcou o gol da vitória do Brasil sobre a França na etapa final
Foto do autor
Compartilhe

Mesmo sem sua principal jogadora em campo, o Brasil foi valente e conseguiu uma classificação heroica às semifinais do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A seleção venceu a anfitriã França por 1 a 0, neste sábado (3/8), no estádio La Beaujoire, em jogo. 

A Seleção atuou sem Marta, expulsa na derrota para a Espanha, na terceira rodada da fase de grupos, por dar uma voadora na cabeça de Olga Carmona. Mesmo assim, o time de Arthur Elias mostrou bastante espírito de equipe para se doar em campo pela craque, que estava aflita na arquibancada. 

O aperto de Marta ficou ainda maior aos 12 minutos do primeiro tempo, quando a França teve um pênalti a seu favor. Contudo, brilhou a estrela da goleira Lorena, que fez grande defesa. 

O alívio das brasileiras só veio aos 36’ da etapa final, quando Gabi Portilho estufou a rede da goleira Picaud. A atacante aproveitou a bobeada da zaga francesa para ganhar vantagem, invadir a área e bater no canto esquerdo. 

Qual será o próximo adversário do Brasil?

Com o resultado inesperado diante das anfitriãs, o Brasil garantiu a classificação à semifinal da Olimpíada. O adversário será novamente a Espanha, principal candidata à medalha de ouro. 

A partida decisiva será na próxima terça-feira (6/8), às 16h.

Na outra semifinal, Estados Unidos e Alemanha brigarão por uma vaga na decisão. O duelo também será no mesmo dia, às 13h.

Como foi o jogo?

França perdeu pênalti

O Brasil pouco criou no primeiro tempo e sofreu muito para aguentar as investidas da França. As anfitriãs, inclusive, tiveram uma grande chance de abrir o placar em cobrança de pênalti, mas pararam na goleira Lorena. 

Aos 12 minutos, Delphine Cascarino entrou livre na área com bom ângulo para finalização, mas foi derrubada por Tarciane. A zagueira calçou a camisa 10 francesa, e a árbitra marcou a infração.

Depois de longa revisão do VAR sobre possível impedimento de Cascarino no lance, a árbitra autorizou a batida. Na cobrança, Karchaoui bateu no canto esquerdo e foi neutralizada por Lorena. A goleira brasileira voou para defender a bola. 

Sem se abalar com a chance perdida, a França quase marcou em lance de escanteio. Mbock cabeceou na pequena área e acertou o travessão. 

Brasil marca em desatenção francesa

O intervalo fez bem para o Brasil se organizar em campo. A equipe do técnico Arthur Elias voltou mais alerta, levando perigo às francesas em contra-ataques rápidos pelos lados. Foi assim que a Seleção Amarelinha conseguiu o único gol do jogo. 

Aos 36 minutos da etapa final, Gabi Portilho foi lançada em velocidade e contou com uma atrapalhada de Mbock e Elisa de Almeida para sair em condições claras de finalização. A atacante brasileira invadiu a área e chutou na saída da goleira Picaud: 1 a 0.

Lorena voltou a ser destaque na reta final da partida. A goleira fez, pelo menos, três grandes defesas para impedir o empate da França.

FRANÇA 0 X 1 BRASIL

França

Picaud; Élisa de Almeida (Dali, aos 49 min do 2ºT), Mbock, Renard e Bacha; Toletti (Le Sommer, aos 39 min do 2ºT), Geyoro e Karchaoui; Delphine Cascarino, Katoto e Baltimore (Diani, aos 23 min do 2ºT)
Técnico: Hervé Renard 

Brasil

Lorena; Thaís Ferreira (Lauren, aos 41 min do 2ºT), Tarciane, Rafaelle (Tamires, aos 8 min do 2ºT) e Yasmin; Duda Sampaio (Angelina, aos 17 min do 2ºT), Ana Vitória, Jheniffer (Ludmilla, aos 41 min do 2ºT) e Adriana; Gabi Nunes (Kerolin, aos 16 min do 2ºT) e Gabi Portilho
Técnico: Arthur Elias

  • Gol: Gabi Portilho, aos 36 min do 2ºT (Brasil) 
  • Cartões amarelos: Katoto, Diani, Cascarino (França); Jheniffer, Tamires, Kerolin, Gabi Portilho, Angelina (Brasil)
  • Motivo: Quartas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024
  • Local: La Beaujoire, em Nantes (França)
  • Data: 3 de agosto de 2024 (sábado)
Compartilhe