As Olimpíadas de Los Angeles terão uma novidade importante no futebol. Pela primeira vez na história, haverá mais seleções femininas do que masculinas na disputa. Serão 16 times de mulheres e 12 de homens, uma inversão em relação às últimas quatro edições, que tinham mais equipes masculinas.
O futebol feminino estreou nas Olimpíadas em Atlanta 1996 com 8 seleções e manteve esse número em Sydney 2000. Em Atenas 2004, foram 10 equipes, e, desde Pequim 2008, passaram a ser 12.
Já o futebol masculino faz parte dos Jogos desde 1900, com variações no número de participantes. O auge foi em Helsinque 1952, com 25 seleções. Desde Moscou 1980, o torneio contava com 16 equipes, número que será reduzido agora pela primeira vez em décadas.
A maior Olimpíada de todos os tempos
Com 351 disputas de medalhas e 11.198 atletas, Los Angeles 2028 será a maior edição da história das Olimpíadas – Tóquio 2021 teve 339 provas e Paris 2024 contou com 329.
O crescimento se deve à inclusão de provas mistas, em que homens e mulheres competem juntos. Modalidades como ginástica artística, remo, tênis de mesa, atletismo e golfe ganharam novas competições nesse formato.
Além disso, haverá provas inéditas na natação (50 metros peito, borboleta e costas — para homens e mulheres), no tiro com arco composto (masculino e feminino) e na escalada esportiva (boulder masculino e feminino).
Pela primeira vez, mais mulheres do que homens
Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), Los Angeles 2028 terá 5.655 mulheres e 5.543 homens competindo. Dessa forma, essa será a primeira vez em que o número de atletas mulheres será maior que o de homens em uma edição dos Jogos.
Esse número ainda pode mudar, já que o hipismo, com 200 atletas, não faz distinção de gênero. Além disso, a modalidade é a única em que homens e mulheres competem em igualdade de condições. Em Paris, por exemplo, mais de 70% dos atletas do hipismo eram homens.
Novos esportes confirmados nas Olimpíadas
Cinco novas modalidades estarão no programa olímpico: lacrosse, flag football, squash, beisebol/softbol e críquete.
Por fim, o COI confirmou que cada esporte coletivo terá seis seleções femininas e seis masculinas. Já o squash terá 32 participantes, disputando individualmente.