MINEIROS EM PARIS

Quem é Yasmim, da Seleção Brasileira de futebol na Olimpíada?

Lateral-esquerda Yasmim começou no interior de Minas, pelo São José; veja principais conquistas da jogadora da Seleção Brasileira
Foto do autor
Compartilhe

De Governador Valadares a Paris. A caminhada da lateral-esquerda Yasmim começou no interior de Minas, pelo São José. As boas atuações renderam não só conquistas em equipe, mas também prêmios individuais. Estreante nos Jogos Olímpicos, a jogadora é mais uma que tem a confiança do técnico Arthur Elias.

Yasmim iniciou a trajetória no futebol no AABB, do bairro São João, na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Em 2014, ela foi contratada pelo São José, de São José dos Campos, já no interior de São Paulo. Algum tempo depois, devido as boas atuações, a jogadora ganhou vaga chamaram na Seleção Brasileira Sub-20.

Ao No Ataque, ela relembrou o início da trajetória no estado: “Minha relação com Minas Gerais é maravilhosa! Eu amo esse estado, a paisagem, amo a comida, o povo e o sotaque. Um povo extremamente acolhedor! Toda minha família é de Minas. Fiz também muitas amizades na minha adolescência, onde morei no Sul do estado e comecei a jogar lá. Então, são laços muito fortes!”

Pela base, ela integrou o grupo que conquistou o Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-20 e disputou a Copa do Mundo da categoria em 2016.

Em 2017, Yasmim se transferiu para o Corinthians/Audax e logo se sagrou campeã da Copa Libertadores, já sob o comando de Arthur Elias. No ano seguinte foi vice-campeã do Paulista Feminino e campeã do Brasileiro de 2018. Ao longo da temporada, Yasmim foi destaque. Ela disputou 39 jogos e marcou um gol.

Na final do Brasileiro, entre Corinthians e Rio Preto, ela foi a autora de um gols da vitória por a que rendeu o título à equipe. Ela ficou com o posto de melhor lateral-esquerda do torneio no Prêmio do Brasileiro.

Experiência internacional

Em 2019, Yasmim teve uma curta passagem pelo Benfica, de Portugal. A equipe foi campeã da Taça de Portugal Feminina. Novamente, a estrela da lateral apareceu. Ela marcou um golaço de falta e deu assistência para a brasileira Ana Vitória marcar um dos gols na vitória por 4 a 0 sobre o Valadares Gaia. A equipe portuguesa conquistou também o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Português Feminino. 

Yasmim apontou que a experiência agregou muito no psicológico: “Passei por experiências muito importantes durante toda a minha carreira. Acredito que me preparam para seguir dando o meu melhor, com uma mentalidade vencedora, independente do que aconteça, das coisas que estão fora do nosso controle. Perseverando e passando por cima dos obstáculos que surjam pelo caminho com muita coragem”

Em 2020, a jogadora voltou ao Corinthians e, desde então, tem sido titular no time. Já na Seleção, ela disputa a vaga com a experiente Tamires.

Mesmo sendo uma jogadora de defesa, Yasmim consegue se destacar no ataque. Na Copa Ouro da Concacaf, realizada em março, nos Estados Unidos, ela fez dois gols. A atuação mais ofensiva também está nos trabalhos preparatórios para os Jogos Olímpicos.

“Dependendo do esquema tático, às vezes a gente fica mais perto do gol. Mas isso não é o principal. Mais importante de tudo é manter o foco no trabalho, no grupo, e ajudar da melhor forma necessária a Seleção Brasileira pra gente fazer o melhor possível na Olimpíada”, disse em entrevista a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A promessa para Paris não poderia ser outra. Segundo Yasmim, a Seleção briga por um lugar no pódio: “Estamos trabalhando incansavelmente para trazer resultados positivos e representar bem o país. Estamos muito focadas em fazer o nosso melhor aqui, entendendo o plano de jogo e nos preparando da melhor maneira para cada confronto que vamos ter. Com os pés no chão, passo a passo, jogo a jogo, para alcançar o lugar mais alto no pódio.”

Quem é Yasmim?

  • Nome: Yasmim Assis Ribeiro
  • Modalidade: Futebol
  • Data de nascimento: 28 de outubro de 1996 (27 anos)
  • Local de nascimento: Governador Valadares, Minas Gerais
  • Olimpíadas anteriores: Nenhuma
  • Principais conquistas: Libertadores (2017, 2021 e 2023)
  • Chance de medalha: baixa

Programação em Paris

A Seleção Brasileira feminina está no Grupo C da Olimpíada. A estreia do Brasil será contra a Nigéria, na quinta-feira (25/7), às 14h. Depois, a equipe enfrenta o Japão, no domingo (28/7), 12h, e por fim a Espanha, na quarta (31/7), também 12h.

Compartilhe