Richarlison relembrou a medalha de ouro conquistada pelo Brasil no futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição referente ao ano de 2020 ocorreu em 2021 em razão da pandemia de covid-19.
O atacante revelado no América foi o artilheiro do torneio, com cinco gols em seis partidas. O Brasil liderou o grupo D, com sete pontos, e bateu Egito (quartas de final), México (semifinal) e Espanha (final) no mata-mata até chegar ao lugar mais alto do pódio. O título no futebol foi um dos sete ouros obtidos pelo Brasil na Olimpíada de Tóquio.
- Atleta expulsa da Vila Olímpica diz que já trocou mensagens com Neymar
- Acréscimos exagerados? Veja quanto tempo ‘a mais’ foi jogado pela Seleção em Paris 2024
- Conheça a Seleção dos Estados Unidos, adversária do Brasil na final da Olimpíada de Paris
À época no Everton, da Inglaterra, Richarlison contou ter brigado “com gente do clube” para disputar os Jogos Olímpicos, além de tomar injeções para aliviar as dores. Ao recordar a trajetória, o hoje jogador do Tottenham citou o “orgulho de ser brasileiro”.
Eu sonhava jogar uma Olimpíada. Dei meu sangue, briguei com gente do meu clube, tomei injeções em praticamente todos os jogos, mas vivi um dos maiores momentos da minha carreira. Olho pra trás com muito orgulho e carinho por essa medalha e pela artilharia da competição, mas também por viver o clima olímpico e toda a atmosfera. Já se passaram três anos, mas ainda parece que foi ontem. Muito orgulho de ser brasileiro!
Richarlison, campeão olímpico no futebol em Tóquio 2020
Na Seleção Brasileira principal, Richarlison soma 20 gols em 48 jogos. Ele esteve em duas edições da Copa América (2019 e 2021) e na Copa do Mundo de 2022.
Brasil fora da Olimpíada de Paris
Bicampeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro, e 2020, em Tóquio, a Seleção Brasileira ficou fora do torneio de futebol masculino em Paris 2024. Argentina e Paraguai foram os representantes da América do Sul na França.
As duas seleções caíram nas quartas de final. A Argentina perdeu para a França por 1 a 0, enquanto o Paraguai foi derrotado nos pênaltis pelo Egito, por 5 a 4, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
A final do futebol masculino em Paris será entre a anfitriã França e a Espanha. A bola rola na sexta-feira, às 13h (de Brasília), no Parc des Princes, casa do Paris Saint-Germain.