JOGOS OLÍMPICOS

Lula destaca prata da Seleção Brasileira em Paris: ‘Ganhar da França já valeu a pena’

Seleção Brasileira Feminina de Futebol conquistou a prata em Paris 2024 ao perder para os Estados Unidos na decisão por 1 a 0
Foto do autor
Compartilhe

O presidente Lula se encontrou, nesta segunda-feira (26/8), com 35 atletas que representaram o Brasil na Olimpíada de Paris 2024. Durante o evento no no Palácio do Planalto, o chefe de estado destacou a prata conquistada pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol.

“No futebol, fazia tempo que a gente não chegava onde nós chegamos. Só pelo fato de derrotar a França e a Espanha já valeu a pena, cara, já valeu a pena”, disse Lula, que foi ‘respondido’ com risadas. “O que é mais importante, é que foram mulheres”, ressaltou o presidente.

Campanha da Seleção Brasileira em Paris 2024

O Brasil não iniciou a campanha em Paris da melhor forma. Muito pelo contrário. Classificou-se ao mata-mata do torneio como um dos melhores terceiros geral, já que, na fase de grupos, não colecionou bons resultados (derrotou a Nigéria por 1 a 0, perdeu para o Japão por 2 a 1 e tropeçou diante da Espanha por 2 a 0).

Justamente pelo desempenho na primeira etapa, avançar à semifinal parecia impossível. Mas, no duelo com a anfitriã França, sobrou raça, estrelismo da goleira Lorena e espírito de equipe para o Brasil triunfar por 1 a 0, com gol de Gabi Portilho aos 36 minutos da etapa final.

Na semifinal, o reencontro com a Espanha. Apesar do placar negativo no primeiro encontro, a Seleção Brasileira chegou embalada para o duelo. A motivação fez diferença para o atropelo, que resultou em vitória brasileira por 4 a 2 e classificação à final após 16 anos.

Na decisão, o Brasil encontrou os Estados Unidos, a seleção mais tradicional da modalidade. As comandadas pelo técnico Arthur Elias criaram mais oportunidades, especialmente no primeiro tempo, mas pecaram na eficiência. No segundo tempo, viram as adversárias marcarem o único gol da partida.

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol chegou a três finais olímpicas, em Atenas 2004, Pequim 2008 e Paris 2024. Em todas, perdeu para os EUA e amargou a prata.

Compartilhe