Na noite dessa terça-feira (29/7), a Seleção Brasileira Feminina goleou o Uruguai, por 5 a 1, pela semifinal da Copa América. A equipe se classificou para a final do torneio pela décima vez seguida. O Brasil buscará o nono título da competição (a única decisão perdida foi em 2006, para a Argentina).
Com isto, o escrete canarinho também garantiu vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O futebol feminino foi a primeira modalidade em que o Brasil obteve classificação para a próxima edição da Olimpíada.
Nona participação brasileira e mudança de formato
A primeira vez que houve torneio desta modalidade foi nos Jogos de 1996, em Atlanta, também nos EUA. Desde então, o Brasil disputou todas as edições ocorridas. Assim, em 2028, concretizará a nona participação no campeonato.
Em Los Angeles, 16 países disputarão o certame, quatro a mais que as 12 que participavam costumeiramente.
Até a edição anterior, em Paris, as equipes eram divididas em três grupos de quatro times.
O novo formato de disputa ainda não foi oficializado. A expectativa é de que seja mantida a tradição, desta vez com a adição de mais um grupo, também de quatro equipes.
Histórico da Seleção na competição
O Brasil vai em busca do ouro inédito no futebol feminino. O país conquistou três vezes a medalha de prata: 2004, 2008 e 2024.