JOGOS OLÍMPICOS

Isaquias Queiroz diz que se inspirou em ex-jogador do Atlético para buscar medalha em Paris 2024

Isaquias Queiroz citou discurso motivacional de ex-jogador do Atlético que o ajudou a superar momento difícil para buscar a prata em Paris 2024
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Para conquistar a medalha de prata no C1 1000m da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (9/8), Isaquias Queiroz teve que se superar. Em entrevista coletiva após a premiação, ele revelou que esteve mal psicologicamente no ano passado e citou discurso de ex-jogador do Atlético que o inspirou a passar pela fase desafiadora.

Em 2023, o baiano optou por tirar um ano sabático para estar mais perto da família e acompanhar o nascimento do segundo filho, Luigi, e o crescimento do primeiro, Sebastian, que tem sete anos. Isaquias ficou quatro meses sem treinar, e terminou em sexto lugar no Campeonato Mundial, o suficiente para se classificar para a Olimpíada. Foi o único Mundial da carreira em que ele não conquistou medalhas.

Apesar de poder estar perto da família, o canoísta contou que passou por momentos pelos quais nunca havia passado: “Eu estava muito sobrecarregado, tanto mentalmente, quanto psicologicamente em 2023. Muito estresse mental. Não conseguia raciocinar direito, estava muito mal, tinha vez em casa que eu explodia por qualquer coisa com o Sebastian, é um momento de estresse”.

Isaquias, então, buscou ajuda: “Eu falei para a doutora Ana (Carolina Cortê, médica): ‘Não sei o que está acontecendo. Às vezes, sinto que estou descontando o que estou sentindo no meu filho (Sebastian), que não tem nada a ver’. Então, ela falou: ‘Isaquias, você precisa de ajuda’. E aí eu comecei a conversar com ela com doutor Hélio, do Comitê Olímpico, e aí tive que tomar remédio para me ajudar nessa questão. Me ajudou bastante”.

“Mas também, eu já vinha há nove anos brigando no pódio, e vi tanta gente me massacrar por causa de um ano ruim (2023). Como o jogador do Atlético Mineiro, agora esqueci o nome dele, falou: ‘Não é por causa de um dia ruim, um mês ruim, um ano ruim, que eu vou jogar tudo fora’“, concluiu.

A qual jogador do Atlético Isaquias se refere?

O canoísta citou fala do ex-atacante Ricardo Oliveira durante entrevista coletiva em setembro de 2018, quando atuava pelo Atlético. Veja o que ele falou na ocasião.

“O índice de sucesso na vida de uma pessoa corresponde à 15% de 100, 85% é fracasso dos homens de sucesso que não desistiram por isso. Não sou eu que vou desistir. Será que o torcedor vai abrir mão de seu clube do coração, que é a paixão do torcedor? Não vai, não foi isso que vi de fora. Não é isso que vejo aqui dentro. Aqui ninguém abre mão de nada. Não é fácil, não é um discurso para jogar para cima. É bom é não ser fácil. Vamos lutar com todas as forças para reverter essa situação, trazer alegria para o torcedor, colocar alegria no coração, no sorriso. A gente trabalha juntos, conheço cada funcionário. Quando a gente perde, sei como é no dia seguinte. Isso não pode condicionar a minha vida. Um dia ruim, uma semana ruim, um mês ruim, um ano ruim não podem significar que eu tenho uma vida ruim. Para mim não é assim.

Compartilhe