Ex-técnico do Atlético e do time Sub-20 do Cruzeiro, Rogério Micale atingiu uma marca histórica sob o comando do Egito nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com a vitória por 5 a 4 nos pênaltis sobre o Paraguai, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, nesta sexta-feira (2/8), o treinador classificou a seleção para as semifinais da competição.
Com esse resultado, Micale igualou a melhor campanha do Egito na história dos Jogos Olímpicos. A última vez que o país chegou tão longe foi em 1928, quando a equipe terminou em quarto lugar.
Naquela edição, o Egito disputou quatro jogos, com duas vitórias (7 a 1 contra a Turquia e 2 a 1 sobre Portugal) e duas derrotas (6 a 0 para a Argentina, na semifinal, e 11 a 3 para a Itália, na disputa pelo terceiro lugar).
Micale pode repetir feito olímpico
Caso conquiste o ouro em Paris, Micale repetirá um feito histórico nos Jogos Olímpicos. Ele poderá se tornar o primeiro técnico bicampeão no futebol masculino desde 1964, quando Károly Lakat comandou a Hungria nas medalhas de ouro de 1964 e 1968.
Micale está em busca do segundo título olímpico da carreira. Em 2016, ele foi campeão no Rio de Janeiro comandando o Brasil. Se repetir o feito com o Egito, será o primeiro a conquistar uma medalha olímpica no futebol para o país.
Rogério Micale exaltou o feito e destacou o desempenho da equipe. Confiante, acredita que o sonho da segunda medalha pode se realizar.
“Estou muito feliz. É a primeira vez que um time árabe, contando com o Marrocos, tem a chance de conquistar uma medalha. Estou feliz com esta série de marcas e quero trazer alegria ao povo egípcio. Vamos continuar sonhando; respeitamos todos, mas viemos com um propósito de entrar para a história”.
– Rogério Micale, treinador do Egito.
“Parabéns para os jogadores e a todo o povo egípcio. Estamos muito felizes. Continuamos sonhando e vamos trabalhar mais forte. Sabemos que cada vez fica mais difícil, mas queremos buscar uma medalha”, completou.
Próximo jogo do Egito
O Egito voltará a campo para enfrentar a França na semifinal. As seleções duelarão na próxima segunda-feira (5/8), às 16h (de Brasília), em Lyon.
No outro confronto da semifinal, Marrocos e Espanha lutam por uma vaga na decisão. O jogo será no mesmo dia, às 13h (de Brasília), em Marselha.