O Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos ao superar o Chile neste sábado (4/11). As seleções se enfrentaram no estádio Sausalkito, em Viña del Mar. Após empate por 1 a 1 no tempo normal – com os chilenos jogando melhor e saindo na frente -, a equipe verde-amarela levou a melhor nos pênaltis por 4 a 2.
Os gols com a bola rolando foram de Maxi Guerrero para o Chile, no primeiro tempo, e Ronald, atleta do Grêmio, para o Brasil, aos 40 minutos da etapa final. Nas penalidades, o herói foi o goleiro Mykael, do Athletico-PR, que defendeu um arremate chileno e converteu a cobrança que valeu o topo do pódio.
A Seleção alcançou o ouro no Pan-Americano pela quinta vez. As demais edições foram em 1963, 1975, 1979 e 1987.
Já o anfitrião Chile, que buscava a primeira melhada dourada, mais uma vez lamenta ficar com a prata. Na oportunidade anterior em que disputou a final, perdeu justamente para o Brasil, em 1987.
Chile x Brasil: o jogo
O Chile foi bem superior no primeiro tempo. Depois de construir jogadas perigosas, com direito a uma bola na trave, o time da casa abriu o placar aos 41 minutos, em conclusão de Max Guerrero.
No segundo tempo, o Chile permaneceu soberano até certo momento, com o Brasil reagindo a partir dos 30 minutos.
As substituições surtiram efeito, e o empate veio aos 40. Um escanteio resultou na cabeçada do botafoguense Matheus Nascimento na segunda trave. O zagueiro Arthur Chaves, do Vizeu de Portugal, ajeitou também de cabeça para o gremista Ronald deixar tudo igual.
Prorrogação e pênaltis
Na prorrogação, muito estudo e medo de levar um gol definiram a tônica da partida. Assim, o jogo seguiu para os pênaltis.
Nas cobranças, Matheus Nascimento, Ronald, Miranda marcaram, mas Figueiredo perdeu. Contudo, o goleiro Mykael defendeu o chute de Villagra e contou com a sorte ao ver Montez isolar.
Confiante, o próprio Mykael se encarregou de fechar a série brasileira. Ele mandou a bomba e garantiu o penta nos Jogos Pan-Americanos.
Quadro de medalhas
O triunfo no futebol garantiu a medalha de número 200 ao Brasil no Pan de Santiago. A seleção soma 63 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. Os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas com um total de 272: 116 outros, 74 pratas e 82 bronzes.