A Argentina segue no páreo por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. O time treinado pelo ex-volante Javier Mascherano arrancou empate por 3 a 3 com o Paraguai, nesta quinta-feira (8/2), no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela.
O primeiro gol da partida pela segunda rodada do Pré-Olímpico foi da Argentina, aos 2 minutos, com Pablo Solari. O Paraguai empatou aos 41, com Diego Gómez, e virou aos 24 da etapa final, em finalização de Alan Núñez.
Em cobrança de pênalti, Thiago Almada deixou novamente tudo igual para a Argentina, aos 38, mas os paraguaios marcaram com Enso González, aos 45, e chegaram bem perto de confirmar a vaga na Olimpíada.
Todavia, a Argentina não desistiu e tornou a empatar aos 51, em conclusão de Federico Redondo, filho do ex-jogador do Real Madrid, Fernando Redondo.
Classificação do Pré-Olímpico
Com o resultado, o Paraguai foi a quatro pontos no quadrangular final do Pré-Olímpico. A Argentina soma dois.
A segunda rodada ainda terá Brasil x Venezuela, às 20h desta quinta-feira (8), também no Estádio Nacional Brígido Iriarte.
O Brasil estreou na competição com derrota por 1 a 0 para o Paraguai, enquanto a Venezuela empatou por 2 a 2 com a Argentina.
- Paraguai – 4 pontos (1 vitória e 1 empate)
- Argentina – 2 pontos (2 empates)
- Venezuela – 1 ponto (1 empate)
- Brasil – 0 ponto (1 derrota)
Do que a Argentina precisa para se classificar?
Campeã olímpica em Atenas’2004 e Pequim’2008, a Argentina precisa vencer o Brasil na última rodada do quadrangular, no domingo (11), para se classificar aos Jogos de Paris sem depender de outros resultados.
Essa necessidade vale principalmente se a Seleção Brasileira vencer a Venezuela no duelo de hoje.
Se Brasil e Venezuela empatarem
Caso haja empate hoje entre Brasil e Venezuela, a situação pode mudar.
Nessa circunstância, a Argentina teria chance de ir para a Olimpíada com um empate diante do Brasil, desde que a Venezuela perca para o Paraguai na última rodada.
Se a Venezuela vencer o Brasil
Em uma eventual vitória da Venezuela sobre o Brasil, um cenário diferente se desenharia.
A Argentina voltaria a ser obrigada a superar o Brasil, além de torcer para que haja um ganhador em Paraguai x Venezuela.
Se houver empate entre Paraguai e Venezuela, as duas vagas da América do Sul na Olimpíada seriam definidas no saldo de gols.
Brasil e Argentina podem se classificar juntos?
Não há a possibilidade de Brasil e Argentina se classificarem juntos justamente porque na última rodada as seleções se enfrentam.
Ou seja, um país tende a eliminar o outro em caso de vitória na última rodada do quadrangular.
Em contrapartida, existe a chance de os dois rivais históricos ficarem fora dos Jogos Olímpicos. Isso ocorrerá se o Brasil perder para a Venezuela e empatar com a Argentina.
Última rodada do quadrangular do Pré-Olímpico
Data: domingo, 11 de fevereiro
- Brasil x Argentina
- Paraguai x Venezuela