O Brasil entra em campo neste domingo (11/2), às 17h30, contra a Argentina pelo Pré-Olímpico, no Estádio Nacional Brígido Iriarte, na Venezuela. O clássico sul-americano vale vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, e quem vencer fica com a classificação. De olho no adversário, a atenção brasileira se vira, em partes, para Thiago Almada, um dos destaques do time argentino no torneio.
O meia chama atenção no Pré-Olímpico pela técnica e, claro, faro de gol. Ele esteve em campo em cinco das seis partidas da Argentina e, ao todo, já tem cinco gols marcados. A bagagem de Almada também chama atenção. Aos 22 anos, o jogador já é campeão mundial.
Em 2022, foi convocado para substituir o atacante Joaquín Correa, que sofreu uma tendinite na perna esquerda ainda antes do início da competição no Qatar. A promessa argentina se juntou ao time e conquistou o título Copa do Mundo ao lado de Lionel Messi, craque e ídolo argentino. Thiago Almada fez uma partida.
Da infância difícil ao sucesso
Nascido em Fuerte Apache, um dos bairros mais carentes e temidos de Buenos Aires, Thiago Almada teve um infância difícil, em que teve que misturar a paixão pelo futebol com a busca por melhores condições de vida.
Não à toa, seu primeiro trabalho foi vendendo fruta e legumes de porta em porta. Com a dificuldade, passou o maior tempo de sua infância com os avós enquanto os pais trabalhavam. Nos momentos de lazer com os amigos, temia o pior, já que as partidas de futebol eram interrompidas por tiros.
“Passei minha infância no bairro. Aprendi coisas boas e ruins. Havia gente fumando perto de mim e vi gente andando com arma na mão”, disse Almada em uma entrevista à TyC Sports.
Apesar das dificuldades e perigos, Thiago Almada escolheu o futebol. Aos 4 anos, já colocava o talento em prática pelo clube local Santa Clara, onde Tevez jogou antes de ir para o Boca Juniors. Um ano depois, foi contratado por um clube profissional, o Vélez Sarsfield, da Argentina. Na época, nem o Boca Juniors nem o River Plate apostaram nele.
Carreira de Almada
Thiago Almada é uma das grandes promessas do futebol argentino. Revelado pelo Vélez Sarsfield, teve o passe comprado pelo Atlanta United, dos Estados Unidos, em dezembro de 2021, com status de o “novo Messi”. A negociação ficou em torno de 16 milhões de dólares (cerca de R$ 90 milhões na cotação da época).
Na ocasião, o jovem foi alvo de gigantes europeus, como Manchester United e Atlético de Madrid.
Pelo Vélez, o meia argentino fez 99 partidas e marcou 23 gols. Em seu clube atual, o Atlanta United, o jovem de 22 anos já coleciona 20 gols em 66 jogos.
Pela Seleção Argentina, já atuou pelo Sub-20, Sub-23 e profissional.