O Brasil foi eliminado no Pré-Olímpico do futebol masculino e está fora da Olímpiada de Paris. Com a atuação vexatória e muito abaixo da média, a Seleção foi alvo de críticas. O comentarista André Rizek criticou o desempenho do time, mas ressaltou que os problemas ‘vão bem além dos técnicos’.
Nas redes sociais, o jornalista destacou as últimas campanhas do Brasil nas competições masculinas e femininas – em que a Seleção foi eliminada e colecionou marcas negativas.
Seleção Fem: pior campanha em uma Copa ☑️
— André Rizek (@andrizek) February 11, 2024
Seleção Masc: pior ano desde 1940. Quatro tropeços em seis rodadas de Eliminatórias e duas derrotas em três amistosos com seleções africanas☑️
Seleção Sub 20: Eliminada para Israel no Mundial☑️
Seleção olímpica: sem vaga olímpica☑️
Depois, Rizek disse que a crítica aos treinadores – Ramon Menezes (técnico da Seleção Olímpica), Fernando Diniz (ex-técnico da Seleção Brasileira) e Pia Sundhage (ex-técnica da Seleção Brasileira feminina) – é até válida, mas deixou claro que os problemas se estendem ao extra-campo.
“Podem falar do Ramon, do Diniz, da Pia… Mas está claro que os problemas vão bem além dos técnicos. Seria muito simples se o problema fosse apenas deles. E claramente não estamos diante de um problema “simples” nas seleções brasileiras. É uma crise estrutural gigante”, escreveu no X, antigo Twitter.
Brasil fora da Olímpiada após 20 anos
Atual bicampeão olímpico, o Brasil ficou fora dos Jogos Olímpicos após 20 anos. Em 2004, o Brasil não foi à disputa em Atenas, na Grécia. Na ocasião, a Seleção Brasileira tinha jogadores que se tornariam grandes nomes do futebol brasileiro e mundial, como Maicon, Edu Dracena, Diego, Robinho, Dagoberto, Nilmar, entre outros.