PRÉ-OLÍMPICO

Entenda como o Brasil pode ‘tirar’ Messi da Olimpíada de Paris

Brasil e Argentina se enfrentam em duelo decisivo do Pré-Olímpico; resultado da partida pode interferir e desejo do COI
Foto do autor
Compartilhe

Brasil e Argentina se enfrentam neste domingo, na Venezuela, pela última rodada do quadrangular final do Pré-Olímpico de futebol. A vitória brasileira impossibilitaria que um desejo do Comitê Olímpico Internacional (COI) fosse cumprido.

Caso vença, a Seleção Brasileira se classificará à Olimpíada de Paris, que ocorre entre julho e agosto de 2024, e, consequentemente, eliminará a Argentina. Com isso, o desejo do COI de ter Lionel Messi na competição iria por água abaixo.

Em outubro do ano passado, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico, falou em entrevista ao jornal Às sobre a oportunidade do craque argentino disputar o torneio.

“Seria fantástico se Messi pudesse estar lá. Os Jogos [Olímpicos] são uma ambição de muitas estrelas do futebol. Para Lionel Messi significaria uma oportunidade de voltar a fazer história. Ele poderia ser o único jogador da história a ter duas medalhas de ouro olímpicas e uma Copa do Mundo”, disse.

Meses antes, em setembro, o ex-jogador Javier Mascherano, treinador da Seleção Argentina sub-20, já havia comentado sobre a possibilidade de Messi estar em Paris:

“Existem jogadores que conquistaram o poder de decidir certas coisas e, claramente, Leo (Messi) e Ángel (Di María) são esse tipo de jogador, assim como outros meninos campeões mundiais. Contar com jogadores da classe deles nos Jogos Olímpicos seria espetacular.”

Argentina pode ficar fora

Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela estão na disputa do quadrangular final do Pré-Olímpico. O regulamento da competição prevê que os dois melhores colocados ao fim de três rodadas asseguram lugar nos Jogos de Paris.

Passadas duas rodadas, o líder é o Paraguai, com quatro pontos. Em seguida, aparecem Brasil (três), Argentina (dois) e Venezuela (um).

No outro jogo da chave, Paraguai e Venezuela medem forças, também neste domingo, às 20h. Os paraguaios contam com o empate para garantir a classificação. Já os anfitriões do Pré-Olímpicos precisam da vitória por dois gols de diferença, além de de triunfo verde-amarelo sobre os argentinos. Para a Argentina, somente a vitória importa.

Compartilhe