PRÉ-OLÍMPICO

Qual foi a última vez que o Brasil ficou fora da Olimpíada no futebol masculino?

Brasil briga por vaga em Paris neste domingo (11/2) contra a Argentina; relembre última vez em que o país ficou de fora dos Jogos Olímpicos

Compartilhe
google-news-logo

O Brasil segue na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris deste ano. Neste domingo (10/2), às 17h30, a Seleção Brasileira entra em campo contra a Argentina num clássico sul-americano “mata-mata” no Pré-Olímpico. Afinal, quem perder está eliminado e sem classificação para a Olímpiada.

Caso o Brasil não conquiste a sonhada vaga, irá repetir um feito negativo de 20 anos atrás, última vez em que a equipe canarinho ficou de fora da Olímpiada no futebol masculino. Na ocasião, em 2004, a Seleção Brasileira tinha jogadores que se tornariam grandes nomes do futebol brasileiro e mundial, como Maicon, Edu Dracena, Diego, Robinho, Dagoberto, Nilmar, entre outros.

O lateral-direito Maicon, inclusive, ficou marcado na edição do Pré-Olímpico de 2004, no Chile, com um golaço comparado ao lendário gol de Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986.

No lance, o brasileiro pegou a bola no campo de defesa e passou por quatro jogadores adversários para finalizar com categoria por baixo do goleiro paraguaio. O Brasil venceu por 3 a 0 aquele jogo.

Apesar do bom time, a eliminação foi considerada um vexame. Na última rodada, a Seleção Brasileira perdeu para o Paraguai por 1 a 0 e deu adeus ao sonho dos Jogos Olímpicos daquele ano, realizado em Atenas, na Grécia.

Campanha no Pré-Olímpico em 2004

A caminhada do Brasil começou com goleada por 4 a 0 contra a Venezuela e vitória por 3 a 0 contra o Paraguai. Depois, veio o primeiro tropeço: empate por 1 a 1 contra o Uruguai. Na sequência, outro empate, dessa vez contra o Chile, também por 1 a 1.

A Seleção Brasileira, assim, terminou na segunda colocação do Grupo A, com oito pontos, dois a menos do que o Chile. Na repescagem, venceu a Colômbia por 3 a 0 e avançou ao quadrangular final.

No primeiro jogo na fase decisiva, perdeu para a Argentina por 1 a 0. A Seleção chegou a se reerguer com vitória por 3 a 1 contra o Chile. Mas, na última rodada, precisando apenas de um empate para se classificar, perdeu para o Paraguai por 1 a 0 e ficou sem vaga para Atenas.

Depois de 2004: quatro medalhas

Desde a eliminação em 2004, o Brasil esteve presente nas últimas quatro edições de Jogos Olímpicos. E, em quatro edições, conquistou quatro medalhas: uma de bronze, uma de prata e duas de ouro.

O lugar mais alto do pódio veio duas vezes consecutivas: em casa, na Olímpiada do Rio, em 2016; e em Tóquio 2020. No Rio de Janeiro, o ouro veio em cima da Alemanha após empate por 1 a 1 e disputa de pênaltis. Em Tóquio, a medalha veio na vitória contra a Espanha por 2 a 1.

Em Beijing 2008, o Brasil ficou com o bronze após vencer a Bélgica por 3 a 0. A prata, por sua vez, veio em Londres 2012, quando perdeu para o México na final.

No geral, o Brasil coleciona sete medalhas no futebol masculino: dois (2016 e 2020), três pratas (1984, 1988 e 2012) e dois bronzes (1996 e 2008).

Chances de classificação para o Brasil

Apesar de a competição ter as vagas definidas por meio do quadrangular, a partida entre Brasil e Argentina neste domingo (11/2) valerá como ‘mata-mata’ para os Jogos Olímpicos de Paris. No final da partida, um dos lados comemorará a classificação, enquanto o outro amargará a eliminação.

A equipe que vencer vai a Paris e elimina a derrotada. Empate também elimina a Argentina e pode classificar o Brasil a depender do resultado de Paraguai x Venezuela.

Classificação Pré-Olímpico

  • Paraguai – 4 pontos
  • Brasil – 3 pontos
  • Argentina – 2 pontos
  • Venezuela – 1 ponto
Compartilhe
google-news-logo