PRÉ-OLÍMPICO

Pré-Olímpico: do que o Brasil precisa contra Argentina para ir a Paris 2024?

Seleção Brasileira tem superclássico pela frente neste domingo (11/2) e ainda precisa de bom resultado para ir aos Jogos Olímpicos
Foto do autor
Compartilhe

É dia de decisão! Neste domingo de Carnaval (11/2), o Brasil tem pela frente uma espécie de “final” no Pré-Olímpico Masculino de Futebol. A Seleção Brasileira encara a Argentina, no Estádio Brigido Iriarte, em Caracas, na Venezuela, a partir das 17h30, pela última rodada. E o No Ataque explica do que a equipe verde e amarela precisa para ir a Paris 2024.

Classificação do Pré-Olímpico

Antes de mais nada, é preciso entender o contexto. O Pré-Olímpico está na fase quadrangular final. São quatro seleções (Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela) na disputa por vagas nos Jogos de Paris. Ao fim de três rodadas, as duas melhores equipes asseguram classificação.

O Paraguai lidera o quadrangular, com quatro pontos. Em seguida, aparecem Brasil (três), Argentina (dois) e Venezuela (um). As quatro equipes chegam à rodada final com chances de classificação. Veja a seguir a classificação detalhada:

  1. Paraguai – 4 pontos (uma vitória e um empate), um gol de saldo e quatro gols pró
  2. Brasil – 3 pontos (uma vitória e uma derrota), zero gol de saldo e dois gols pró
  3. Argentina – 2 pontos (dois empates), zero gol de saldo e cinco gols pró
  4. Venezuela – 1 pontos (um empate e uma derrota), menos um gol de saldo e três gols pró

Jogos da última rodada do Pré-Olímpico

  • Brasil x Argentina – domingo, 11/2, às 17h30, no Estádio Bridido Iriarte (Caracas, Venezuela)
  • Paraguai x Venezuela – domingo, 11/2, às 20h30, no Estádio Bridido Iriarte (Caracas, Venezuela)

Do que o Brasil precisa para ir a Paris 2024?

Enfim, vamos ao que o Brasil precisa para ir a Paris 2024. Os cálculos são relativamente simples. Para não depender do resultado do outro jogo, a Seleção Brasileira tem que vencer a Argentina por qualquer placar.

Com um eventual triunfo, a equipe nacional estará garantida nos Jogos Olímpicos para buscar o tricampeonato consecutivo – levou a medalha de ouro no Rio 2016 e em Tóquio 2020. Consequentemente, o resultado eliminaria a Argentina.

Por outro lado, uma derrota tira as chances de classificação do Brasil e garante os argentinos nos Jogos Olímpicos.

O terceiro cenário possível é o empate. E é aqui que os cálculos se tornam um pouco mais complexos. Uma igualdade no clássico elimina a Argentina, mas ainda deixa o Brasil com chances, mas dependendo do resultado de Paraguai x Venezuela.

Nesse cenário, vitória ou empate dos paraguaios favoreceria a equipe brasileira. Contudo, um eventual triunfo vinotinto causaria uma igualdade tripla entre Brasil, Paraguai e Venezuela, todos com quatro pontos.

A decisão, então, iria para os critérios de desempate, que são: 1) confronto direto; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio.

No confronto direto, não haveria vitoriosos, já que cada um do trio teria vencido um jogo e perdido outro. A classificação, então, seria decidida no saldo de gols.

Jogadores da Seleção Brasileira Pré-Olímpica perfilados antes de jogo - (foto: Joilson Marconne/CBF)
Jogadores da Seleção Brasileira Pré-Olímpica perfilados antes de jogo(foto: Joilson Marconne/CBF)

Brasil x Argentina: onde assistir à decisão pelo Pré-Olímpico

O superclássico que poderá decidir uma das vagas sul-americanas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 terá transmissão exclusiva na TV por assinatura:

  • SporTV
Compartilhe