O lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético, foi convocado pelo técnico Fernando Diniz para jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira (28/7), o jogador do Galo foi chamado para a vaga de Caio Henrique, do Monaco, cortado por lesão.
Arana foi selecionado para os confrontos com Venezuela, em 12 de outubro, na Arena Pantanal, em Cuiabá, e Uruguai, no 17 do mesmo mês, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Brasil é líder das Eliminatórias Sul-Americanas, com seis pontos.
Esta é a primeira convocação de Arana para a Seleção Brasileira após a grave lesão que sofreu no joelho esquerdo, em 7 setembro do ano passado. Ele era nome constante nas listas do então técnico Tite. No entanto, a contusão tirou a chance do lateral alvinegro disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Recuperado da lesão multiligamentar, Arana retornou aos gramados em junho deste ano, na vitória do Atlético sobre o Alianza Lima, pela Copa Libertadores da América.
O defensor de 26 anos atuou em 18 partidas pelo Galo nesta temporada, sendo 16 como titular, e anotou uma assistência.
Pela Seleção Brasileira, Guilherme Arana tem quatro partidas realizadas. A última aparição dele com a amarelinha foi em junho do ano passado. Na preparação para a Copa do Mundo de 2022, o atleticano foi titular e jogou durante os 90 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Japão, em amistoso.
Já pela Seleção Brasileira Olímpica, Arana foi medalhista de ouro nos Jogos de Tóquio 2020.
Corte de Caio Henrique
Caio Henrique, de 26 anos, sofreu uma joelho esquerdo na partida do Monaco contra o Nice, pelo Campeonato Francês, na última sexta-feira (22). O lateral-esquerdo teve uma “torção no joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior”, segundo o clube, e vai precisar passar por cirurgia.
Além de Guilherme Arana, Renan Lodi, do Olympique de Marselha, é o outro lateral-esquerdo convocado por Fernando Diniz.