O Pré-Olímpico de Futebol Masculino já tem data e sedes definidas. Entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, o Brasil vai em busca de uma vaga na Olímpiada de Paris, em 2024. O anúncio foi feito pela Confederação Sul-Americana (Conmebol) nesse sábado (14/10).
O torneio colocará duas vagas para Paris em disputa e será realizado em três cidades da Venezuela: a capital Caracas, Valencia e Barquisimeto.
Leia também:
- Rodrygo aponta dificuldades para o Brasil contra o Uruguai: ‘Tem um dos melhores jogadores do mundo’
- Jogos Pan-Americanos: por que Zé Roberto Guimarães não vai treinar o Brasil?
Única chance do Brasil
O Pré-Olímpico da América do Sul coloca em disputa duas vagas e será a única chance de classificação. Ao todo, 16 equipes participarão da Olímpiada de Paris 2024. Apenas a França, país-sede, teve classificação garantida.
Outros nove países já estão classificados: Estados Unidos e República Dominicana (representantes das Américas do Norte, Central e do Caribe); Israel, Espanha e Ucrânia (Europa); Egito, Mali e Marrocos (África); e Nova Zelândia (Oceania).
Com isso, restam seis vagas: duas da América do Sul, três para a Ásia, cujo torneio classificatório também será em 2024, e uma em repescagem direta entre o quarto da classificação asiática e o quarto da África.
O Brasil é o atual bicampeão Olímpico de futebol masculino. Após quebrar o tabu de nunca ter vencido nos Jogos Rio 2016, conquistou novamente a medalha de ouro em Tóquio 2020, quatro anos depois. No último Pré-Olímpico, se classificou em segundo lugar.