O atacante Neymar, da Seleção Brasileira e do Al-Hilal, é aguardado em Belo Horizonte nesta semana para passar por procedimento cirúrgico. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) e o menisco do joelho esquerdo no jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Será a segunda vez que o jogador será operado na capital mineira.
Em 3 de março de 2018, Neymar passou por cirurgia no pé direito, para corrigir fratura no quinto metatarso. Vários torcedores e fãs do jogador, de todas as idades, foram para a frente do Hospital Mater Dei, na Zona Sul de BH, nos dias em que ele esteve na cidade.
Leia mais: Al-Hilal receberá indenização milionária por lesão de Neymar
Na ocasião, então jogador do Paris Saint-Germain, o camisa 10 da Seleção chegou em seu jatinho, no aeroporto da Pampulha, na noite anterior à internação no hospital. Passou pouco mais de 24 horas na capital mineira.
Neymar esteve ao lado da mãe, Nadine, e da irmã, Rafaella, além de Maxwell (ex-jogador do Cruzeiro que era diretor do PSG) e do médico Gérar Saillant, escolhido pelo clube francês. O atacante ficou em uma suíte vip do hospital, no 16º andar, sob forte esquema de segurança.
Sósia e protesto
Do lado de fora do Mater Dei, todo tipo de cena. Curiosos se aglomeraram em busca de informação, ou apenas para passar o tempo mesmo.
Crianças com camisas da Seleção, do PSG e do Barcelona brincavam animadamente. A publicitária Rita de Cassia Sepúlveda levou os filhos gêmeos Rafael e Gabriel, devidamente uniformizados. Contou que os meninos eram fãs do Neymar. Eles até imitaram o jeito de o jogador comemorar em campo e bateram bola.

Clubes de motociclistas ainda aproveitaram o momento para fazer um protesto contra o aumento da gasolina na época.
Paulo Henrique da Silva Júnior, sósia de Neymar, até tirou fotos e distribuiu autógrafos, aproveitando-se da semelhança com o craque.
Dois homens vestiram fantasias de dinossauros e divertiram quem passava pelo local. Eles usavam máscaras com o rosto do jogador, que fizeram sucesso.
Para acompanhar o “espírito festeiro” do atacante, foi marcado, pela internet, o “Churras do Materney”, com direito a ingresso sendo distribuído pela plataforma Sympla. Um grupo de amigos levou caixas de isopor com cerveja e inclusive instrumento musical.

Dois homens chegaram à porta do hospital fantasiados de dinossauro. Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press – 4/3/2018
Recuperação de Neymar
Pouco mais de 24h após dar entrada no centro cirúrgico, todavia, Neymar deixou o hospital. No dia 4 de março, de helicóptero, ele seguiu para o aeroporto da Pampulha, com destino a Mangaratiba. Na cidade fluminense, onde tem uma mansão, se encontrou com familiares, amigos e a então namorada Bruna Marquezine, atriz.
Três meses depois da cirurgia, em 3 de junho, o atacante celebrou o retorno aos gramados. Atuou no segundo tempo do amistoso da Seleção Brasileira contra a Croácia: abriu o placar da vitória por 2 a 0 com um golaço no estádio Anfield Road, em Liverpool.
A expectativa era grande por causa da proximidade com a Copa do Mundo da Rússia, que teve início em 14 de junho. Neymar disputou o Mundial, mas o Brasil caiu nas quartas de final, para a Bélgica.