O ano pós-Copa da Seleção Brasileira tem sido para se esquecer. Após derrota por 2 a 1 para a Colômbia nessa quinta-feira (16/11), no estádio Metropolitano, em Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, o Brasil alcançou marca negativa histórica: foi a primeira vez que ficou três partidas seguidas sem vencer no torneio classificatório. A má fase rendeu até comparações com o Íbis, clube pernambucano conhecido por ser o “pior time do mundo”, nas redes sociais. A equipe de Pernambuco tem mais vitórias que a Seleção em 2023.
Nesta sexta-feira, o perfil oficial do Íbis no X (antigo twitter) viralizou ao dizer que o time venceu mais que o Brasil no ano.
E, de fato, a afirmação é verdadeira. Além disso, Íbis e Seleção Brasileira possuem aproveitamento muito semelhante em 2023.
Veja números de Íbis e Seleção Brasileira em 2023
Neste ano, o “pior time do mundo” disputou 23 partidas (pela primeira e segunda divisões do Campeonato Pernambucano) e tem sete vitórias, seis empates e 10 derrotas. O aproveitamento da equipe é de 39%.
Já a Seleção Brasileira disputou oito jogos – três amistosos e cinco pelas Eliminatórias. Venceu três, empatou um e perdeu quatro. Comandada por Ramon Menezes e Fernando Diniz neste ano, a equipe tem aproveitamento de pouco mais de 41%.
Por que o Íbis é o ‘pior time do mundo’?
A equipe da cidade de Paulista, em Pernambuco, ganhou fama mundial pelo mau desempenho nos gramados.
O time ganhou a alcunha de “pior do mundo” após sequência de quase quatro anos sem vitórias entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980. O jejum foi registrado no Livro Guiness dos Recordes.
A partir daí, jornalistas começaram a brincar e chamá-lo de “pior time do mundo”, “pior time de todos os tempos”. Contudo, os apelidos se espalharam e passaram a ser usados com frequência pelas pessoas para se referir ao clube pernambucano.
O Íbis, então, fez o caminho menos lógico: “assumiu” os apelidos e passou a se vangloriar do epíteto negativo conferido a ele. A natureza “tragicômica” da comunicação oficial do clube tornou-o ainda mais famoso e criou uma identidade marcante entre os amantes do futebol no Brasil. É comum ver os perfis do “time nas redes sociais se vangloriando de derrotas acachapantes sofridas pela equipe.